11ª edição da Semana André Carneiro acontece em maio

Durante uma década de realizações consecutivas, a Semana André Carneiro contou com várias ações voltadas a diferentes públicos, sempre de forma gratuita. 

No próximo mês de maio acontecerá a 11ª edição da Semana André Carneiro. Como ocorre desde 2014, teremos uma semana de eventos culturais dedicados à memória do multifacetado artista André Carneiro. Ela ocorrerá de 6 a 12 de maio e terá lugar no espaço que leva seu nome: o Centro Cultural André Carneiro. Durante uma década de realizações consecutivas, a Semana André Carneiro contou com várias ações voltadas a diferentes públicos, sempre de forma gratuita.

Foram realizadas palestras, exposições, exibições, oficinas, debates, publicações, lives com escritores, apresentações cênicas e musicais. Também ocorreram homenagens paralelas, com o propósito de visibilizar outros artistas que integraram o grupo de ativistas locais que, por determinado período, foram de grande importância para o histórico cultural do município. É o caso de Dulce Carneiro e de César Mêmolo Junior. Sobre Dulce Carneiro, as informações eram bastante reduzidas. Não havia quase nada sobre sua produção artística e principalmente sobre sua atuação no município, a despeito da brilhante carreira que teve, seja como escritora, editora de moda ou fotógrafa.

A homenagem a Dulce Carneiro ocorreu na quinta edição do evento, em 2018, no mesmo ano em que faleceu na cidade de São Sebastião. Dulce Carneiro, ao romper a hegemonia masculina na fotografia, começa a despertar o interesse de artistas e pesquisadores sobre sua atuação. Seu trabalho será novamente abordado nas próximas edições da Semana André Carneiro. Nesta edição, retomamos a homenagem a César Mêmolo Junior. Ele também já foi lembrado em edições anteriores.

A semana será dedicada ao artista que, nascido em São Paulo, fez de Atibaia sua cidade de coração. Seu nome figura no importante grupo de artistas que, nas décadas de quarenta e cinquenta, fizeram a pequena e provinciana Atibaia ser inserida no meio intelectual e artístico no Brasil e fora dele. Sua carreira está ligada ao cinema, à animação e à propaganda televisiva, sendo precursor em muitos aspectos. Maiores informações nos próximos artigos. A produção da Semana André Carneiro é do coletivo que leva seu nome, integrado por Gilberto Sant’Anna, AracelesStamatil, Carlos Alberto Pessoa Rosa, Silvio Alexandre, Juliana Gobbe, Aline Nakamura e Márcio Zago. A realização é uma parceria entre o Instituto de Arte e Cultura Garatuja e a Secretaria de Cultura de Atibaia. Agende e participe.