Prefeitura, Rotary e Nurap lançam programa para menor aprendiz

O mais completo programa de formação para menor aprendiz chega a Atibaia para atender as necessidades das empresas.

 

 

 

A Prefeitura da Estância de Atibaia, Rotary Club de Atibaia e o NURAP São Paulo apresentamo NURAP para a comunidade empresarial, no próximo dia 23 de junho, o mais completo programa de formação para menor aprendiz destinado a solucionar as necessidades operacionais e legais das empresas de Atibaia e região.

Por meio de um acordo de cooperação técnica, firmado pelas três entidades, o NURAP São Paulo instalará suas atividades educacionais e de atendimento aos empresários no Núcleo de Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), localizado na Rua Marcílio Ambrósio de Carvalho, s/nº – Jardim Roseli, na cidade.

O lançamento do NURAP Atibaia será no Auditório 1 da Secretaria de Educação, a partir das 8h30 com a presença do prefeito Daniel Martini, da superintendente Marisa Vidovix, do NURAP São Paulo, e de Luiz Fernando Portella, presidente do Rotary Club de Atibaia.

 

O QUE É NURAP

 Com nome diferente, o NURAP – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, uma instituição com objetivo principal de colaborar com as empresas no cumprimento da Lei de Cotas de Aprendizagem, chega a Atibaia e região por meio do Rotary Club de Atibaia.

Como verdadeiro articulador de apoio às organizações industriais, comerciais e prestadoras de serviços, o Rotary de Atibaia firmou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura da Estância de Atibaia e o NURAP São Paulo, no sentido de juntosestruturarem, executarem e aprimorarem programa contínuo de preparação de adolescentes e jovens para contratação como Jovem Aprendiz, de acordo com a legislação em vigor.

Ao longo do tempo, o NURAP, um estabelecimento sem fins lucrativos fundado pelo Rotary Club de São Paulo Brooklin Armando Arruda Pereira e Rotary Club de São Paulo Morumbi, tem sido referenciado pela excelência em serviços de promoção humana e inclusão socioeconômica.

“Já transformamos a vida de mais de 10.000 jovens e adolescentes”, explica Veronica Vidovix Vieira Helfstein, diretora do NURAP, “inserindo-os no mundo do trabalho. Formamos ainda mais de 50.000 pessoas em cursos voltados para o desenvolvimento profissional”.  A diretora complementa destacando que “nossos programas oferecem oportunidade, inclusão e a qualificação necessária para o crescimento pessoal e profissional”.

Para Luiz Fernando Portella, presidente do Rotary, “trazer e instalar o NURAP em nossa cidade, contando com sua experiência de quase 40 anos, é, primeiro, contribuir com o desenvolvimento e formação para os que estão entre 14 a 24 anos, lado a lado com as oportunidades geradas pelas empresas da região, além de colaborar no cumprimento da legislação”. Portella realça ainda que “o atendimento à empresa é feito de acordo com a necessidade de cada uma, o verdadeiro tailor-made, sob medida, ou seja, personalizado”.

 

DAS RESPONSABILIDADES

 Em conformidade com o estabelecido no acordo, sem quaisquer repasses de recursos financeiros, caberá a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), disponibilizar o centro de treinamento equipado, incluindo local com salas, mobiliário, conectividade, itens de segurança e acessibilidade.

Paralelamente, designar e disponibilizar a coordenação administrativa do centro considerando as rotinas, agendamentos, controle de uso, e interface com os demais envolvidos.

O NURAP terá a responsabilidade de prover os cursos, conteúdos, trilhas formativas e materiais didáticos, disponibilizando professores ou instrutores, coordenação pedagógica e equipe de apoio educacional.

Na operacionalização, realizará recrutamento, triagem e seleção dos jovens, de acordo com critérios do programa e da legislação. Deverá ainda manter registros de frequência, desempenho e conformidade pedagógica.

Para os parceiros, emitirá relatórios periódicos (mensais ou bimestrais) contendo turmas ativas, vagas, evasão, encaminhamentos e resultados.

 

Entre as diversas atividades do Rotary Club de Atibaia estarão o apoio e

articulação com potenciais empregadores locais e regionais, detectando e atendendo a demanda de cumprimento da lei de aprendizagem.

Junto com a Secretaria e o NURAP, promoverá o programa.

Ao apoiar ações complementares como mentoria, palestras, cidadania, empregabilidade e ética no trabalho, respeitando o plano de trabalho, o Rotary contribuirá também com a governança do programa por meio do Comitê Gestor, sem assumir obrigações trabalhistas ou de contratação.

Nas obrigações conjuntas, Rotary, NURAP e SEDEC definirão critérios de elegibilidade e priorização levando em conta território, vulnerabilidade, escolaridade mínima, documentação, entre outros.

Como um colegiado, também implantarãofluxo operacional para captação de jovens, levando em conta a triagem, a formação, o encaminhamento, o acompanhamento, ao definir a política de comunicação pública, com caráter educativo/informativo, sem promoção pessoal.

 

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

 Ao objetivar a transformação social, o NURAP apoia-se em três pilares básicos. A estratégia inicia pela preparação, inclusive o primeiro emprego, considerando disciplina, postura profissional e a inteligência emocional.

Em paralelo, busca promover a valorização e a independência de pessoas com deficiência através da integração em ambientes corporativos, respeitando a legislação vigente e garantindo acessibilidade real.

“Em síntese”, finaliza o presidente do Rotary, “propiciar impacto social para as empresas, ao transformar a obrigatoriedade da cota legal em uma oportunidade estratégica de responsabilidade social, inovação e diversidade, fortalecendo a cultura e a reputação corporativa”. Nessa tripla parceria, pelo lado empresarial, “a chegada do NURAP uma melhor formação preparatória dos jovens e adolescentes encaminhados, na certeza do desenvolvimento humano integral, na autonomia dos jovens e na inclusão das minorias no mercado de trabalho”, completa.

 

A diretora do NURAP resume, realçando a vivência. “Há 39 anos, transformamos vidas por meio de programas de inclusão e aprendizado profissional”, enfatiza.

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO NURAP ATIBAIA

Local: Auditório 1 da Secretaria de Educação

Endereço: Rua Bruno Sargiani, 100 – Vila Rica – Atibaia, SP

Data: 23 de junho de 2026

Horário: 8h30

Inscrições: (11) 4402-7724 WhatsApp – Fale com Percy

 

NURAP

O NURAP – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Socialé uma organização sem fins lucrativos focada na inclusão social e empregabilidade. Com sede em Santo Amaro, São Paulo, atua fortemente no desenvolvimento humano e encaminhamento de jovens, PcD e minorias ao mercado de trabalho.

 

ROTARY CLUB DE ATIBAIA

O Rotary Club de Atibaia, fundado há quase 50 anos, é uma instituição cuja finalidade principal é atender pessoas carentes em diversas situações como o Banco de Cadeiras de Rodas, Coleta de Sangue, Natal dos Sonhos, Campanha de Multivacinação, Arrecadação de Alimentos em parceria com outras entidades, entre outros.  Também objetiva apoiar o desenvolvimento de adolescentes e jovens em sua vida ainda como estudante e profissional.