Atibaia é a 9ª cidade mais segura do Estado e 1ª da região

O ranking foi elaborado pela MySide no Anuário 2023 – Cidades mais Seguras do Brasil e Atibaia se destaca entre os 645 municípios paulistas.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia ocupa posição de destaque no ranking das Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela MySide. Cidade é a 9ª mais segura de todo o Estado de São Paulo e, na região, é a 1ª colocada.
Entre as cidades mais próximas com mais de 100 mil habitantes (critério utilizado para ranquear os municípios), apenas Bragança Paulista também aparece entre as mais seguras, mas em 10º lugar.
O ranking é baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Atibaia tem índice de 5,7 e Bragança Paulista aparece com 6,2. A cidade considerada mais segura em todo o Estado de São Paulo é Salto, com 3,1. A cidade mais segura de todo o país é Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com índice de 2,3 assassinatos por cada 100 mil habitantes.
Para definir o conceito de “mortes violentas”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pelas estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o índice de assassinatos para cada 100 mil habitantes é ainda mais baixo em Atibaia.
Em 2019 ficou em 1,11; em 2020, em 4,95; em 2021, em 1,64 e em 2022, em 2,12. Para este ano, conforme o jornal O Atibaiense divulgou em matéria do último sábado, dia 5, esse índice deve aumentar em relação a 2022, pois já houve mais assassinatos em 2023 do que no ano passado inteiro. Mesmo assim, deve manter a média abaixo do registrado no Estado.
O Anuário da MySide é voltado para o setor imobiliário. O ranking foi criado com o objetivo de auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país.
E nos últimos anos, Atibaia tem sido um dos destinos escolhidos por pessoas que estão se mudando de cidade. A população cresceu consideravelmente. No Censo de 2010, Atibaia contava com 126.603 habitantes. Em 2021, a população estimada da cidade era de 145.378 e pelo último Censo em 2022, tem 158.640 habitantes.
O setor imobiliário também vem crescendo, com a implantação de novos loteamentos e prédios, o que mostra que a cidade continua sendo procurada.
Os investimentos na segurança pública têm auxiliado para que Atibaia mantenha-se entre as cidades mais seguras do Estado. A Muralha Digital tem auxiliado na elucidação de crimes e inibe a ação de criminosos que sabem que a cidade é monitorada por câmeras.
Os totens de segurança instalados em pontos estratégicos também inibem ações de criminosos e ajudam a população a acionar a Guarda Civil Municipal com mais rapidez.
Desde a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), os índices criminais na cidade vêm melhorando. Mas ainda há desafios, especialmente com relação a crimes violentos como homicídios e tentativas de homicídio, que em boa parte dos casos ocorrem após brigas e desentendimentos ou por dívidas com criminosos.