Entrevista: Emil Ono quer iniciar grandes obras na cidade neste ano

No balanço do primeiro ano de mandato, Emil Ono lembrou que apesar da pandemia foi possível avançar muito na educação, infreestrutura e segurança.

O Atibaiense – Da redação

O prefeito Emil Ono, em entrevista ao jornal O Atibaiense, avaliou que o primeiro ano de mandato foi satisfatório, considerando-se todas as dificuldades impostas pela“pandemia de Covid-19. E para 2022 já há planos para obras importantes, como início da construção do CIEM no bairro do Portão. O projeto do CIEM Caetetuba também já está pronto.
No balanço do primeiro ano de mandato, lembrou que foi possível avançar muito na oferta de vagas em creche, com a inauguração da CEI Prof.ª Fabiana Bruno Orujian, no Alvinópolis e do Centro de Educação Infantil Prof.ª Hermínia Salarolli dos Santos Bacci – Mima Bacci, no bairro do Tanque. Ainda na Educação, citou que em 2022 mais sete escolas municipais foram incluídas no ensino integral.
Outra ação foi a entrega de notebooks para todos os professores da rede municipal. “Os professores relatavam as dificuldades de ministrar aulas remotas. Muitos não tinham em casa um computador bom para ministrar aulas. Compramos notebooks para todos os professores. A partir de fevereiro, vamos entregar tablets aos alunos do ensino fundamental, para conseguirem ter atividade remota em suas casas”, contou o prefeito.
Ainda na educação, a Prefeitura adquiriu um terreno no bairro do Portão, para a ampliação escola Estudante Márcio José Pedroso. E será construído um CIEM no bairro, cuja obra já está em fase de licitação. Há ainda o projeto do CIEM Caetetuba e CIEM Alvinópolis, a serem construídos até o final do mandato.
Com relação às outras áreas, Emil lembrou que em 2021 houve avanços na segurança, com cursos de atualização e aperfeiçoamento dos guardas civis municipais. Na assistência social foram entregues dois novos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). “Com toda a limitação que a pandemia nos trouxe, foi um ano produtivo”, destacou.
A obra da avenida Jerônimo de Camargo já esta pronta, faltam apenas alguns acabamentos como algumas faixas e placas e adequações como lombofaixas e possíveis radares. Outra obra importante é a rua José Lucas, no Centro da cidade, que também já está pronta faltando apenas alguns acabamento. Já a Alameda Lucas Nogueira Garcez falta muito pouco, cerca de 10%, e só não foi finalizada ainda devido ao mal tempo (chuvas frequentes).

FOCO PARA 2022
O foco de 2022, segundo Emil, será na retomada da economia, assim como foi em 2021. “Estamos novamente em uma crise de epidemia de gripe e pandemia da Covid-19. A retomada da economia será muito importante. Hoje, dia 11 de janeiro, temos recebido muitos questionamentos se tomaremos atitudes mais restritivas. Nesse momento, não adotaremos medidas restritivas. O que fizemos nesse momento foi aumentar a capacidade de atendimento ambulatorial. Demanda de internação não aumentou. Nós colocamos as unidades do Centro e Cerejeiras para atendimento de síndrome gripal e, se precisar, vamos ampliar o atendimento ainda mais. O foco é tentar administrar dessa forma, pois não está aumentando o número de internações. O que peço é que as pessoas continuem tomando os cuidados sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento, evitando aglomerações”.
Outros planos para 2022 são obras como a ampliação da ciclofaixa. “Tem diferença entre ciclovia e ciclofaixa. A ciclovia é o que foi feito na Avenida Jerônimo de Camargo. A ciclofaixa não tem separação física da via, usa a estrutura viária. A ciclofaixa vai sair da Avenida Joviano Alvim, passar pela Gaspar Camargo, entrar no Jardim do Lago, Jardim Paulista, e sair na Avenida Santana”.
Há também projeto de revitalização e ampliação da Avenida Copacabana, nos moldes da Avenida Jerônimo de Camargo. “Ideia é deixar mais larga, com ciclovia no meio, iluminação e se conseguir, fazer a obra em toda a extensão. A avenida é o eixo de desenvolvimento econômico daquela região”.
Para conseguir fazer a obra, no entanto, a Prefeitura terá que buscar dinheiro fora. Uma opção é o financiamento internacional, cujo projeto de lei deve ser analisado em breve na Câmara Municipal. “Estamos contratando um empréstimo de US$ 42.000.000,00 (quarenta e dois milhões de dólares norte-americanos), o que equivale a cerca de R$ 238 milhões na conversão atual para mudar a vida da população e colocar em prática projetos que devem resolver problemas crônicos, que se arrastam há décadas”, ressalta Emil.
O prefeito contou que não foi fácil solicitar o financiamento. “Eu passei por sabatina com cinco técnicos do Ministério da Economia, para protocolar o pedido de financiamento com banco internacional. Todos os municípios que pleitearam foram levados para uma mesa com mais técnicos, que analisaram a capacidade de pagamento. É o Capag. O nosso é B, na iminência de ser A. Só tem a possibilidade de aprovação Capag A e B. Do C para baixo não consegue”.

VERTICALIZAÇÃO
Sobre a chamada verticalização de Atibaia, Emil disse que está disposto a debater com a população a revisão da lei. “Quando você senta na cadeira de gestor, não pode e não deve criar lei para proibir ou liberar empresário. Tudo que está sendo proposto na cidade hoje a legislação vigente permite. O Plano Diretor está na Câmara e deve ser votado em breve. Eu sou a favor de debater com a população os limites. Se a população considerar que determinado bairro o limite é X andares, podemos colocar na legislação. Não tem problema debater o uso e ocupação do solo. Respeito esses grupos que se manifestam, mas não dá para proibir se a lei diz que pode. Você comprou uma área, tem direito de propriedade e a legislação permite a construção, então tem que respeitar a lei. Tudo que está sendo feito hoje está dentro da lei”.

HOSPITAL MUNICIPAL
Outra questão que levanta polêmica na cidade é a construção do Hospital Municipal, cuja obra está parada aguardando decisão judicial. “A Prefeitura contratou a FIA/USP, que fez laudo dizendo que não existe prejuízo ao erário. O Poder Judiciário pediu avaliação de outro perito no laudo da FIA. Estamos no recesso judiciário e quando voltarem devemos ter informação sobre esse processo. Não tem prejuízo ao erário, mas infelizmente tem prejuízo para a população. Temos demanda muito grande e hospital já poderia estar pronto. Essa demora também encarece a obra. Todos já percebemos como o preço de materiais de construção subiram nessa pandemia. O custo será maior”.

POLÍTICA
Emil finalizou a entrevista falando do momento político. Este é um ano eleitoral e o prefeito afirma que, mesmo conversando pouco com o ex-prefeito Saulo Pedroso, seu apoio será a ele nessa eleição. “Não sei se ele será pré-candidato a deputado estadual ou federal, mas vou apoiar. Tenho esse compromisso e vou cumprir”.
Outra pauta política deste início de ano foi a exoneração de dois secretários municipais: de Finanças e de Saúde. O nome da Saúde será Graziele Bertolini, que já foi secretária municipal em outras cidades. Na Secretaria de Finanças, ainda deve ser definido o titular. As mudanças, segundo Emil, são pontuais e não há intenção de reestruturação do secretariado.