Hábitos saudáveis: papel fundamental na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares

Profa Esp. Paula Santos*

As doenças cardiovasculares constituem na maior causa de eventos como o AVC (acidente vascular cerebral), o IAM (infarto agudo do miocárdio) e, consequentemente, de morte no mundo. São muitos os fatores de risco que propiciam o aparecimento das doenças cardiovasculares, tais como o sedentarismo, histórico familiar, hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes, obesidade, tabagismo, alcoolismo.
“Considerando esses diversos fatores de risco, que podem estar associados, é importante avaliar os hábitos do paciente. A adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regular, alimentar-se de maneira equilibrada, ter um descanso adequado, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso, está diretamente relacionado à prevenção e à redução dos riscos cardiovasculares e de DAC (Doença Arterial Coronariana). Entretanto, em muitos casos, com a doença instalada e muitas vezes, não controlada, faz-se necessário um tratamento médico aliado à desconhecida pela maioria, a Reabilitação Cardiovascular. Nesse momento, o paciente precisa se conscientizar de que é um conjunto de ações para que ele obtenha sucesso no tratamento da doença. A Reabilitação Cardiovascular como um programa de condicionamento físico especializado, combinada ao tratamento médico e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, contribui para a redução do peso corporal, controle da pressão arterial, melhora do perfil lipídico e glicemia sanguínea, bem como a capacidade cardiorrespiratória e melhora da perfusão miocárdica. Esses resultados já foram demonstrados em diversos estudos científicos, comprovando a redução de morbidade e mortalidade por doença coronária, doenças cardiovasculares e a morte por todas as causas, mesmo na presença de mais fatores de risco.
Portanto, um estilo de vida saudável combinado a um programa de condicionamento físico especializado e uma alimentação equilibrada, possuem um papel fundamental na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, bem como na redução dos seus riscos.”

Profa Esp. Paula Santos CREF:048.583G/SP, é especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFESP) e Condicionamento Físico Aplicado à Prevenção Cardiológica Primária e Secundária (HCFMUSP/INCOR)

Foto ilustrativa internet