Vigilância Sanitária divulga balanço das ações realizadas em outubro e novembro

Foram 92 ações de fiscalização sanitária, ambiental e de saúde, resultando em 18 autos de infração e multa lavrados nesse período

De acordo com balanço divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde de Atibaia, nos meses de outubro e novembro foram realizadas no município 92 ações de fiscalização nas áreas sanitária, ambiental e de saúde do trabalhador. Além do trabalho de prevenção da COVID-19, essas ações se relacionam a vistorias programadas, licenciamento de empresas e atendimento de denúncias, resultando em 18 autos de infração e multa lavrados no período.

Das 92 demandas atendidas pela Divisão de Vigilância em Saúde nesse período, foram 16 atendimentos a denúncias relativas à COVID-19, 15 inspeções de estabelecimentos de alimentos e outros produtos, 13 inspeções em estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, 39 atendimentos de denúncias de risco ambiental e 9 notificações de acidentes de trabalho.

Quanto aos motivos dos autos de infração e multa lavrados nesse período, 5 deles foram aplicados por risco ambiental (imóvel sujo, criação irregular de animais, poço aberto sem proteção), 3 por condições inadequadas relativas à segurança do trabalhador, 1 por falta de higiene na manipulação de alimentos, 1 por não monitorar corretamente a esterilização de instrumentais odontológicos e 2 por retardar ou impedir a ação fiscalizadora. Especificamente relacionados à COVID-19, foram 05 autuações: 02 por produção e venda de produtos saneantes sem registro, 02 por não fazer uso de máscara de proteção e 01 por permitir que funcionário com sintomas gripais continuasse trabalhando. Por último, uma clínica clandestina para dependentes químicos foi autuada e interditada.

Dentre as ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesse período, temos ainda o monitoramento da qualidade dos alimentos, promovida para atender ao Programa Paulista de Alimentos, e o treinamento de profissionais da área de educação sobre protocolos de prevenção contra o Coronavírus, realizado pelas equipes das Divisões de Vigilância Sanitária e de Saúde do Trabalhador em parceria com a Secretaria de Educação. Nas ações de vistoria pelo Programa Paulista, foram recolhidas amostras de sal em supermercados de Atibaia, encaminhadas para análise laboratorial quanto ao teor de iodo. E embora ainda não haja previsão de retorno, 1500 profissionais da rede municipal receberam treinamento sobre como proceder quando as aulas presenciais voltarem.

As ações de monitoramento, fiscalização e orientação desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde acontecem de forma rigorosa e contínua no município, tendo sido intensificadas no enfrentamento da pandemia de Coronavírus. Dentro desse importante trabalho de fiscalização, vale destacar a participação da população, que pode denunciar o descumprimento das medidas sanitárias por meio canais de atendimento da Ouvidoria: (11) 9 5610-4538 (atendimento via WhatsApp); plataforma digital “Atibaia Sem Papel” https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ou ainda pelo aplicativo 1doc Atendimento, disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.a1doc.theioapp) e iOS (https://apps.apple.com/br/app/1doc-atendimento/id1494746128).