SP anuncia flexibilização da quarentena e retomada do comércio na região

Novas medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (27) em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

A flexibilização da quarentena anunciada pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), nesta quarta-feira (27) permite a retomada gradual das atividades econômicas no Vale do Paraíba e região bragantina a partir de 1° de junho.

O plano, denominado pelo governo como “retomada consciente”, prevê cinco etapas. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

A região bragantina se enquadra na cor laranja do novo modelo de quarentena do Estado, o que significa fase de controle, com eventuais liberações. A faixa permite abertura com restrições de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes. Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região. O governo não revelou, no entanto, qual é o peso dado para cada indicador na definição das fases por região.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

Até o início da tarde desta quarta-feira, as cidades do Vale do Paraíba e região bragantina haviam registrado 2.147 casos de coronavírus com 93 mortes. Os primeiros casos foram confirmados no dia 18 de março, pouco antes do início da quarentena imposta no Estado de São Paulo.

Fonte: G1