Semana do Brincar propõe a cada dia uma brincadeira diferente

Com o tema “Brincar entre o Céu e a Terra”, Semana do Brincar acontece até 29 de maio e convida adultos e crianças a brincar dentro de casa.

A Semana Municipal do Brincar é uma iniciativa da Secretaria de Educação que busca sensibilizar sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças, acontecendo em Atibaia desde 2013. Realizada anualmente, a Semana normalmente promove nas escolas e espaços públicos da cidade atividades lúdicas e de resgate das brincadeiras tradicionais. Neste ano, devido à suspensão das aulas presenciais e eventos coletivos provocada pelas necessárias medidas de isolamento e distanciamento sociais, a Semana está acontecendo de uma forma diferente, convidando adultos e crianças a brincar dentro de casa.

Esta semana foi repleta de brincadeiras como amarelinha, dança das cadeiras, batata quente, elefantinho colorido, estátua e muitas outras e a cada dia uma brincadeira nova é sugerida. A Semana acontece até o dia 29 de maio e os materiais e conteúdos inspiradores para brincar com a criançada durante a quarentena estão disponíveis no site da Prefeitura e na página oficial no Facebook. O tema deste ano, “Brincar entre o Céu e a Terra”, é um convite à imaginação e ao devaneio, conectados ao ser e estar da criança no mundo. A iniciativa faz parte da Semana Mundial do Brincar, coordenada pelo movimento mundial “Aliança pela Infância”, e se tornou política pública em Atibaia com a criação da lei nº 4.468, de 28 de novembro de 2016, que incluiu a Semana no calendário da cidade.

Simples e prazeroso, o ato de brincar é muito mais do que um passatempo divertido. Não é porque as crianças não têm responsabilidades de ordem prática neste momento de pandemia que o que está acontecendo está sendo leve para elas. Os pequenos sentem as tensões e, de alguma forma, percebem a situação. Simples e prazeroso, o ato de brincar é muito mais do que um passatempo divertido. Fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de toda criança, é pelo imaginar e brincar que elas dialogam com o mundo, organizando e lidando com o que está acontecendo. Então, vamos brincar? Que tal brincarmos de cama de gato? Esse jogo muito popular em várias tribos do mundo é a brincadeira de hoje e você descobre como jogar no link (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/semana-do-brincar-importancia-das-brincadeiras/).