Jornada Literária de Atibaia será aberta ao público neste domingo

Evento teve início dia 1º de outubro e segue até 8 de novembro.

 

A 7ª edição da Jornada Literária de Atibaia continua com uma programação extensa e diversificada. O evento, que teve início no dia 1º de outubro e segue até 8 de novembro, será aberto ao público neste domingo (20), com entrada gratuita, no Parque Edmundo Zanoni. Na ocasião, haverá depósito de livros, às 14h; peça teatral “Um varal no quarto”, às 15h; e troca de livros na sequência.

A Jornada Literária é uma ação já consolidada em Atibaia. Ela faz parte do Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, implantado na rede municipal em 2013 para incentivar o hábito da leitura e a prática da escrita entre os alunos, sendo desenvolvido pelos educadores ao longo dos 200 dias letivos do ano.

De 1º a 4 de outubro, e dos dias 8 ao dia 10, a Jornada Literária foi realizada nas creches municipais de Atibaia. Nesta semana e também no dia 21 a iniciativa acontece junto ao Ensino Fundamental da rede municipal. Já nos dias 22, 23, 24, 25 e 29 a Jornada Literária será direcionada à Educação Infantil e, nesse período, ainda haverá evento cultural e palestra formativa para os educadores e atividade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários. Para finalizar, a programação atenderá as creches comunitárias da cidade nos dias 30 e 31 de outubro e 1º, 5, 6, 7 e 8 de novembro.

Ao longo de sete anos de realização, a Jornada Literária já contou com a presença de renomados autores, como: Ziraldo, Mario Sergio Cortella, Cesar Nunes, Arthur Gomes de Morais, Therezinha Rios, entre outros. Neste ano, o evento também conta com a participação de consagrados autores e ilustradores de literatura infantil, além de palestrantes: James Misse, Alessandra Roscoe, Tino Freitas, Jonas Ribeiro, Leo Cunha, Tânia Martinelli e Alexandre Rampazo, entre outros.

A realização da Jornada Literária é da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, e a proposta é estimular o interesse dos estudantes pelo mundo da leitura e da escrita, medida que tem garantido a evolução da aprendizagem das crianças e jovens em Atibaia, com resultados expressivos registrados nos últimos sete anos.

Hoje, o município figura entre os 20 melhores do país em Educação (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB) e alcançou a nota 7.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior de sua história, inclusive já superando a meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para 2021 (nota 7.0). Além disso, as iniciativas de incentivo à leitura promovidas pela Prefeitura levaram o ensino municipal a obter reconhecimento nacional na área ao receber o prêmio Município Leitor, do Instituto Natura, disputado com mais de 400 cidades e que enaltece os esforços de estímulo à leitura realizados pelo Poder Público

Deixe uma resposta