Casa de Passagem oferece segurança e dignidade a pessoas em situação de rua

Unidade em funcionamento no Boa Vista garante acesso a direitos básicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Casa de Passagem, equipamento mantido pela Prefeitura em parceria com a OSC Casa do Caminho, realiza o atendimento de pessoas em situação de rua em Atibaia, oferecendo acolhimento em um local estruturado para garantir segurança e dignidade.

Casa de Passagem

Abordadores sociais da Prefeitura que atuam no Programa Vida Nova – coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, com apoio de vários setores da Administração Municipal, além de entidades sociais e líderes religiosos da cidade – realizam um trabalho constante no município, com abordagens diurnas e noturnas. A estratégia utilizada é o diálogo, o apoio e o convencimento pessoal.

Por meio de uma aproximação humanizada, a equipe de abordadores presta o primeiro contato e tenta sensibilizar as pessoas em situação de rua a voltarem para a casa de seus familiares ou a aderirem aos serviços disponíveis pela Prefeitura, especialmente a Casa de Passagem.

Casa de Passagem

Com a chegada do inverno e a previsão de queda elevada nas temperaturas nas próximas semanas, esse trabalho já vem sendo intensificado no município. Os abordadores estão oferecendo os serviços de acolhimento às pessoas em situação de rua, que geralmente se instalam em praças e outros espaços públicos da cidade.

Quando elas aceitam o atendimento, são levadas à Casa de Passagem, onde têm acesso a acomodação, guarda de pertences, cuidados de higiene pessoal, alimentação, e provisão de documentação, além de atendimento psicossocial e encaminhamento para o mercado de trabalho, ações que promovem a reinserção na sociedade e possibilitam um recomeço, ou seja, uma vida com mais qualidade e dignidade.

Casa de Passagem

Vale lembrar que as equipes do Programa Vida Nova enfrentam um grande desafio no trabalho desenvolvido na cidade, já que não existe obrigatoriedade de adesão aos serviços oferecidos pela Prefeitura, portanto não é possível, por exemplo, exigir que alguém que esteja nas ruas vá para a Casa de Passagem: todo acolhimento é realizado somente mediante concordância.

Rotina
Na Casa de Passagem há regras de conduta estipuladas aos acolhidos, objetivando uma convivência sadia e harmoniosa. Dessa forma, drogas e bebidas alcoólicas são estritamente proibidas no local. Além disso, os acolhidos devem manter os espaços limpos e organizados e, ao longo do dia, eles têm a possibilidade de participar de diversas atividades, como cuidados com a horta e oficinas socioeducativas.

Casa de Passagem

Situação atual
No momento, a Casa de Passagem de Atibaia atende 76 pessoas em situação de rua ou desabrigados por abandono, migração, ausência de residência ou em trânsito. A capacidade de atendimento é de 50 pessoas pelo convênio firmado entre a OSC Casa do Caminho, que administra o equipamento, e a Prefeitura. No entanto, mais 26 vagas são oferecidas por meio de contrapartida da entidade.

Casa de Passagem

Para manter o atendimento a Casa de Passagem também conta com doações de alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza oriundos da sociedade, tanto de empresas quanto de pessoas físicas, além do apoio do Fundo Social de Solidariedade, que frequentemente faz o repasse de donativos recebidos da população.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem fica na Estrada dos Perines, nº 495, bairro Boa Vista, funciona 24 horas por dia e o telefone é (11) 4415-2274. A população pode entrar em contato informando sobre pessoas em situação de rua na cidade para que as equipes da Prefeitura providenciem abordagem e encaminhamento para a Casa de Passagem.

Deixe uma resposta