Semana André Carneiro termina amanhã com a proposta da redescoberta de um tesouro

Hoje, quarta, no Centro Cultural André Carneiro, a partir das 20h, haverá bate-papo sobre o Tentativa e sua importância para a cidade.

Marcio Emilio Zago, idealizador da Semana André Carneiro, ficou satisfeito na manhã de sábado, 4 de maio. “Saiu no jornal O Atibaiense o encarte do Tentativa 70  anos. Conheça o Tentativa e saiba porque ele fez história. Começa a 6ª Semana André Carneiro”, anunciou em rede social. As atividades da semana terminam amanhã, quinta.

A edição comemorativa dos 70 anos do jornal literário Tentativa, um marco no jornalismo cultural do país nos anos 40 do século XX, reforçou a posição do jornal O Atibaiense como referência da vida, da história e das ideias da cidade. A edição deverá ser guardada pelos leitores fãs da cultura e entrar, ela própria, para a história.

“Foi demais! Vale a pena conferir a exposição de todas as edições do jornal literário Tentativa e observar as participações de artistas como Graciliano Ramos, Vinicius de Moraes, Oswald de Andrade em um jornal de Atibaia. Na ocasião, Marcio Emilio Zago levou uma emocionante carta que Vinicius de Moraes escreveu falando de Atibaia! Foi demais! Confira! A exposição está no Centro Cultural André Carneiro”, destacou a vereadora licenciada e secretária municipal de Cultura, Roberta Barsotti.

A professora e escritora Juliana Gobbe estava presente e elogiou a  exposição “Volta ao Mundo com André Carneiro”, que reproduz capas de livros e revistas com texto de André Carneiro publicadas em diversos países. A curadoria é de Silvio Alexandre. Na programação da Semana André Carneiro, teve encontro com alunos da EE José Alvim e da Unifaat.

Como lembrou a colunista Ercília Bacci, citando palavras de André Carneiro no “Tentativa”: “Um jornal de Lisboa publicou uma crônica que afirmava, em Atibaia, uma pequena cidade perto de São Paulo, havia um movimento literário muito superior ao de Lisboa”.

Hoje, quarta, no Centro Cultural André Carneiro, a partir das 20h, haverá bate-papo sobre o Tentativa e sua importância para a cidade. Fechando a programação, amanhã, quinta, serão exibidos alguns filmes produzidos na década de 40 pelo artista.

Deixe uma resposta