Atibaia participa com exposição da 17ª Semana Nacional de Museus

A mostra integra a 17ª Semana Nacional de Museus, que deverá oferecer à população de 496 municípios 3.200 atividades culturais em mais de 1.100 instituições.

O Museu Municipal João Batista Conti, que fica na praça Bento Paes, centro, vai receber a exposição “Retratos de Ontem”, de cunho fotográfico e apresentando itens do acervo do Museu, retratando momentos da história da cidade e suas tradições centenárias. Será de 14 de maio a 30 de junho, das 11h30 às 17h30.

A mostra integra a 17ª Semana Nacional de Museus, que deverá oferecer à população de 496 municípios 3.200 atividades culturais em mais de 1.100 instituições. Neste ano, as comemorações do Dia Internacional de Museus, em 18 de maio, serão entre os dias 13 e 19 – de segunda-feira a domingo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alertou para a relevância das ações no sentido de fomentar a articulação do setor cultural brasileiro e para fortalecer os museus e outras instituições culturais municipais. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pretende que tais organizações promovam atividades com o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências. O tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições pauta a edição deste ano.

As instituições que se inscreveram deverão realizar as ações propostas por elas mesmas – como, por exemplo, exposições, visitas mediadas, exibição de filmes e palestras. Por sua vez, o Ibram está mobilizando o setor museal, divulgando a temporada cultural por meio do guia virtual da programação e disponibilizando materiais para as instituições divulgarem suas respectivas atividades. No guia, o formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Município, museu ou palavra-chave.

A iniciativa abre espaço para que museus e outras instituições culturais promovam atividades relacionadas ao tema da edição desse ano: “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. As propostas devem proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências.  O Ibram mobilizará o setor museológico, divulgando a temporada cultural e produzindo o guia virtual da programação.

Para a Confederação Nacional de Municípios, a 17ª Semana Nacional de Museus é uma importante iniciativa para estimular a articulação do setor museológico brasileiro e a promoção dos museus e outras instituições culturais municipais. A entidade acredita que os municípios devem se engajar na proposta.

Deixe uma resposta