As vantagens da mediação no mundo empresarial
A dra. Maria Clara Villacorta gentilmente compartilhou suas experiências com o grupo do CEJUSC Atibaia/Jarinu na palestra “Mediação na empresa”, que realizou de forma online por iniciativa do Projeto Agente Multiplicador. Ela particiu dos conceitos de empresa como “teia”, das vantagens da mediação e das habilidades do mediador na empresa e das aplicações da mediação na prevenção, gestão e solução de conflitos.
A palestrante citou Caio Cesar Infantini e Deborah Baptistella Sunfeld: “A mediação pode ser conceituada como um processo ou um procedimento para a tomada de decisões. Ela é indicada para situações de impasse, em que as pessoas agem sob distintas perspectivas. É conduzida por um ou mais mediadores que trabalham para todas as partes envolvidas na disputa, escolhidos ou indicados pela sua legitimidade, neutralidade e imparcialidade”.
A especialista enfatizou que o mediador, agindo confidencialmente, “facilita a comunicação das partes em conflito, estimula o protagonismo e auxilia a negociação, para que haja escolhas voluntárias e informadas, a partir do levantamento de opções e da eleição daquela que melhor atenda, qualitativa e quantitativamente, aos interesses de todos os envolvidos, para a construção de acordos sustentáveis”.
A dra. Maria Clara apontou que, no mundo empresarial, ocorrem sobreposição de sistemas (como nas empresas familiares), pressões (performance, produtividade, influência política), necessidade de comunicação eficaz e constante, valorização ou desvalorização de comportamentos socialmente aceitos/incentivados/rejeitados e de formas de solução de conflitos pré-estabelecidos (poder, direito ou consenso).
Segundo a palestrante, “nas organizações as disputas formais representam somente a ponta do iceberg, um custo correspondente a 10% do custo total dos conflitos”.