Projeto Educando com Música e Cidadania é destaque em publicação da Associação Brasileira de Educação Musical

Artigo de Flávio Rodrigues faz parte do dossiê “Educação Musical em Projetos Sociais”

Flávio Rodrigues

 

O mais recente volume da Revista da ABEM, publicação promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical, lançado no último mês de março, traz como um dos seus temas o trabalho realizado em Atibaia no Projeto Educando com Música e Cidadania. O artigo faz parte do dossiê temático “Educação Musical em Projetos Sociais”, que tem como objetivo discutir e levantar conhecimento acerca da inserção da prática musical em programas do terceiro setor.
Na publicação, batizada de “Construindo uma comunidade através da música: um olhar sobre o Projeto Educando com Música e Cidadania de Atibaia (SP)”, estão presentes relatos e entrevistas de membros e ex-membros do Projeto Educando com Música e Cidadania e da FAMA, a Fanfarra Municipal de Atibaia, dados sobre a trajetória do projeto e do conjunto, seu impacto social e informações sobre a formação de sua comunidade, ancorada na prática coletiva de instrumentos musicais.
Para conferir o texto completo, basta clicar no seguinte link:
https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1234/681
O artigo foi escrito por Flávio Rodrigues, músico, pesquisador e docente do projeto, que acumula também em sua bagagem diversos trabalhos sobre a prática do taiko na cidade de Atibaia, assunto que foi tema de sua dissertação de mestrado “Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia” e de um livro a ser lançado no próximo dia 27 de abril, como parte da programação do Festival Literário de Atibaia.
“Foi um grande prazer escrever e aprender mais sobre a trajetória do Projeto e da FAMA.
Conversar com as pessoas e ouvir os relatos de como a música transformou suas vidas é algo realmente especial. Além disso, esse artigo também é importante para documentar informações sobre a história do Projeto Educando com Música e Cidadania”, conta o autor que, além desta publicação, prepara mais um artigo sobre o tema a ser lançado ainda este ano, chamado de “Entre Músicas, Marchas e Metais: Um passeio pela história da Fanfarra Municipal de Atibaia e do Projeto Educando com Música e Cidadania”, pesquisa esta que está sendo realizada com financiamento da Lei Paulo Gustavo.
Para conhecer mais sobre o Projeto Educando com Música e Cidadania, visite o site https://www.educandomusicaecidadania.com.br/.