Rotary Club de Atibaia e Casa da Amizade doam mobiliário e eletrodomésticos para a Associação Lar do Atalaia

Mesas e cadeiras escolares, lousa, geladeira, fogão e forno elétricos para alunos de 3 a 11 anos.

O Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia, unidos em um projeto, fizeram a entrega, no último dia 16 de fevereiro, de mobiliário e equipamentos elétricos para a Associação Lar do Atalaia, entidade quepromove o atendimento de crianças de 3 a 11 anos que vivem em situação de alta vulnerabilidade social e econômica.

 

As crianças assistidas são principalmente do bairro do Caetetuba, em Atibaia, e que, após cadastradas e devidamente autorizadas pelos responsáveis, frequentam as atividades propostas nos projetos da associação.

A assistência é ainda estendida às famílias, que contam com atendimento técnico de uma assistente social e, quando necessário, são encaminhadas aos órgãos estatais que podem ampliar o número de pessoas atendidas.

Por ocasião da cerimônia de entrega, que contou com a presença do prefeito Emil Ono e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tamy Ono, Vinicius Ferreira, presidente do Rotary Club, destacou que “essa ação social é resultado da parceria com a Casa da Amizade em projeto aprovado pelo Distrito 4590 do Rotary, no valor de R$ 11.220,62, que inclui 9 conjuntos de carteiras com 4 cadeiras cada, complementados por dois armários, lousa branca, geladeira, fogão e forno elétricos e dois liquidificadores, para uso das crianças, sendo parte dos projetos sociais desenvolvidos pelas entidades”.
A presidente da Casa da Amizade de Atibaia, Cristiana Correia dos Santos, destacou ainda que “a parceria das senhoras tem possibilitado de, juntos com o Rotary, alcançarem sucesso nos mais diversos empreendimentos de atendimento da comunidade carente da cidade”.
Ao falar sobre as atividades da Associação Lar do Atalaia, Allan Aguirre de Carvalho, diretor geral, lembrou que “a entidade começou há pouco mais de nove anos e que, ao longo do tempo, vem buscando atingir seus objetivos educacionais contando com doações e apoio de colaboradores, voluntários e órgãos municipais”. Para complementar, Patrícia Rodrigues Motta, coordenadora geral do Lar do Atalaia, projetou “o futuro momento que as crianças passarão a viver com material e instalações adequadas”.
No encerramento, pouco antes da assinatura do contrato de doação, o Prefeito Emil Ono comentou a ação conjunta e valorizou o trabalho solidário da comunidade, entidades do terceiro setor e órgãos municipais visando melhor qualidade de vida para todos.

ROTARY AO LADO DA COMUNIDADE
Com 47 anos de fundação, o Rotary Club de Atibaia integra o Rotary International, que congrega os Rotary Clubs do mundo Inteiro. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.
Em Atibaia, o Rotary Club tem desenvolvido várias atividades como a Coleta bimestral de Sangue, junto com o Hemocentro de Campinas; o empréstimo pelo Banco de Cadeiras de Rodas de equipamentos para deficientes físicos, atualmente com mais de 8.500 cessões; o Rotary Day, evento anual de cidadania, saúde e cultura; o Melhor Aluno de Escola Pública; entre outros.
Rotary Club International, que comemorará 118 anos, é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos. O objetivo é estimular e fomentar o ‘Ideal de Servir’ como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, cujo lema principal é: dar de si antes de pensar em si.

O APOIO DA CASA DA AMIZADE
A Casa da Amizade de Atibaia surgiu em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, Distrito 4590, formada por senhoras da sociedade, esposas de rotarianos ou não.
Entre suas principais ações beneficentes estão o tradicional Chá das Senhoras, incluindo desfiles; entrega de Kits para Bebês; fraldas e produtos alimentícios para carentes; Palestras educativas para mulheres, com destaque no Outubro Rosa; atendimento a asilos; forte participação no Rotary Day; atendimento no Bazar; entre outros.
É uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região. Por meio de eventos, bazares e parcerias com empresas privadas e públicas, arrecada fundos que são totalmente revertidos em favor da comunidade. São mais de 47 anos de trabalho sério, transparente e participativo.

ASSOCIAÇÃO LAR DO ATALAIA
A Associação Lar do Atalaia é uma organização da sociedade civil – OSC, localizada na cidade de Atibaia, que promove o constante atendimento de crianças que vivem em situação de alta vulnerabilidade social e/ou econômica.

Desde sua fundação, em janeiro de 2014, tem atendido mais cem crianças, a quem tem sido oferecido alimentação, acesso a lazer, cursos e assistências social e psicológica.

As crianças assistidas são cadastradas e devidamente autorizadas pelos responsáveis a frequentar as atividades propostas nos projetos da associação. A assistência é ainda estendida às famílias, que contam com atendimento técnico de uma assistente social e, quando necessário, encaminhamento aos aparelhos estatais que podem triplicar o número de pessoas atendidas.

A Associação Lar do Atalaia é mantida apenas com doações e colaboração de voluntários, que se organizam para garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos e, a despeito de diversos momentos de dificuldade, inclusive financeiros, sobretudo em tempos de pandemia e pós-pandemia, nunca descontinuou as atividades e os serviços prestados de maneira consistente na comunidade, funcionando aos moradores da região como uma espécie de farol – uma ATALAIA deesperança.

Em 2019, a Associação Lar do Atalaia recebeu o Título de Utilidade Pública, por meio da Lei Municipal 4.674/19. Em 2021, foi concedida, através do Decreto 9.467/2021, a autorização de uso de bem imóvel localizado na Av. Jerônimo de Camargo, 7703, 150, Caetetuba, Atibaia/SP, com uma área total de 2.426,23m², onde está sendo construída a sede própria.