Trabalho pedagógico da rede municipal representou Atibaia em congressos nacional e estadual

Projeto de Atibaia foi elaborado como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Um trabalho desenvolvido por professores e estagiários de pedagogia da Rede Municipal de Ensino de Atibaia foi selecionado para participar do VI Congresso Nacional de Formação de Professores e do XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, que foram realizados de maneira unificada neste ano, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Águas de Lindóia (SP).

O projeto de Atibaia apresentou experiências sobre a “Promoção da Educação para a Cultura de Paz” e foi desenvolvido como parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, criada em 2007, e que visa proporcionar aos estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de Educação Básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

Acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de Educação Superior, os participantes do programa desenvolvem atividades didático-pedagógicas nas unidades escolares. A duração máxima das cotas de bolsas concedidas é de 18 meses.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com 24 estagiários por meio do PIBID, todos estudantes de pedagogia da Unifaat e que atuam nas E.M. Therezinha de Campos Sirera e E.M. Walter Engrácia, ambas em Caetetuba.