Show com Toni Garrido pelo Mês da Consciência Negra em Atibaia reuniu mais de 5 mil pessoas

Palestra com deputada Erika Hilton, defensora dos direitos das pessoas negras e LGBTQIAPN+, também foi sucesso de público da programação.

O show com Toni Garrido pela programação do Mês da Consciência Negra em Atibaia reuniu mais de 5 mil pessoas na noite do último sábado (18), na Praça do Migrante Nordestino, no Jardim Imperial, onde o público pôde cantar e dançar tranquilamente, já que não houve registro de qualquer ocorrência policial no evento. Na segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra em todo o Estado de São Paulo, a programação elaborada pela Prefeitura contou com mais um destaque, a palestra da deputada federal Erika Hilton, primeira mulher trans e negra eleita para o Congresso Nacional. E as atrações que marcam o Mês da Consciência Negra seguem em Atibaia até dia 30 de novembro, inclusive com show do rapper Xis, dia 26, às 19h, no Complexo Santa Clara.

Grande nome da música brasileira, Toni Garrido agitou o público em Atibaia com seu Baile Free, seleção de sucessos com muito amor e animação. O show contou com uma apresentação de abertura da artista local Tatá Black, além de um Camarote de Acessibilidade – área PCD com praticidade, conforto e segurança para as pessoas com deficiência, e ainda profissionais para traduções em libras disponíveis no local.

Celebrando a cultura afro e fortalecendo o combate ao racismo, a Prefeitura de Atibaia promoveu, com entrada gratuita ao público, uma palestra da deputada federal Erika Hilton, que abordou o tema “Perspectivas para os jovens negros no Brasil”. A palestrante se destaca por sua atuação contra o racismo, a favor dos direitos humanos e da causa LGBTQIAPN+ e, além de ter sido reconhecida como uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo” pela BBC, ficou em segundo lugar na categoria “Melhores na Câmara” na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2023.

Em Atibaia, a comemoração do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, estende-se por todo o mês com uma série de atividades culturais gratuitas. A iniciativa também inclui as atividades do Novembro Dandara, uma agenda de ações do coletivo Negra Visão realizada em parceria com a Prefeitura, além de uma programação de incentivo aos artistas locais promovida pela Secretaria de Cultura e que teve início no próprio feriado do dia 20, com a inauguração do Memorial Negro no Quilombo Urbano Negra Visão, exposição permanente e aberta à visitação de toda a população, e seguiu com o espetáculo “A menina sem cor”, de Fernanda Emediato, e o Cortejo Negro acompanhado pelo Percussomos, com saída do Memorial Negro passando pela Rua Treze de Maio e caminhando da igreja do Rosário em direção à Praça da Matriz, com parada no Pelourinho e no Casarão Júlia Ferraz, onde cantaram Silas Natanael e Tiane Tessaroto, junto ao Percussomos, com a orientação de Cássia Maria.

Na quinta-feira (23), a programação continua com a 113ª Exposição Coletiva do Clube Atibaiense de Fotografia, a partir das 19h, no Clube Recreativo Atibaiano (Praça Claudino Alves, nº 125, Centro).

No sábado (25), o Centro da cidade receberá diversas atrações da programação ao longo de todo o dia: Café das Pretas – Roda de Conversa com a psicóloga Aline Pimentel sobre autocuidado da mulher negra, às 9h, no Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro); e, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), oficina teatral “Na Minha Pele”, com o grupo Camélias, às 15h; solo teatral “A fome tem cor”, de Wanda Cavalcante, às 18h; e “Cartola ninguém esquece”, show de Ana Brasil e Ronaldo, às 20h.

No domingo (26) a programação segue com diversos shows no palco montado no Complexo Santa Clara (Rua Dona Clara, nº 365, Vila Santa Clara): Resistência Ancestral, com Tatá Black, às 15h30; Fratelli la Máfia e Dy Zone, às 16h30; Paulo do Rap e convidades, às 17h30; e Rapper Xis, às 19h. Além disso, haverá Oficina de Cheiros e Lembranças, com Contação de Histórias, com Professora Denize, na Tenda 1 (Quilombo urbano Negra Visão), às 15h.

Acompanhe os canais oficiais e as redes sociais da Prefeitura de Atibaia e participe das ações da programação 2023 do Mês da Consciência Negra e das atividades do Novembro Dandara ( Programação do Mês da Consciência Negra Atibaia 2023 segue até dia 30 de novembro ).

Confira as próximas atrações da programação 2023 do Mês da Consciência Negra em Atibaia:

23 de novembro

19h – 113ª Exposição Coletiva do Clube Atibaiense de Fotografia – Clube Recreativo Atibaiano (Praça Claudino Alves, nº 125, Centro)

25 de novembro

Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro):

9h – Café das Pretas – Roda de Conversa com a psicóloga Aline Pimentel sobre autocuidado da mulher negra

Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro):

15h – Oficina teatral “Na Minha Pele”, com o grupo Camélias
18h – Solo teatral “A fome tem cor”, de Wanda Cavalcante
20h – “Cartola ninguém esquece”, show de Ana Brasil e Ronaldo

26 de novembro

Complexo Santa Clara (Rua Dona Clara, nº 365, Vila Santa Clara)

15h – Oficina de Cheiros e Lembranças, com Contação de Histórias, com Professora Denize, na Tenda 1 (Quilombo Urbano Negra Visão)
Shows no palco:
15h30 – Resistência Ancestral, com Tatá Black
16h30 – Fratelli la Máfia e Dy Zone
17h30 – Paulo do Rap e convidades
19h – Rapper Xis