Pilar Tetilla Manzano Borba é homenageada pela Rede de Educação de Atibaia

Unidade 2 da Creche Comunitária Mãe Natureza passou a ser de gestão da Prefeitura no início do ano; homenagem na última segunda-feira foi em reconhecimento ao legado da educadora.

A patronesse da escola municipal de educação infantil do bairro Itapetinga, Pilar Tetilla Manzano Borba, foi homenageada na última segunda-feira (30), na própria unidade escolar. O evento contou com a presença de autoridades locais, da equipe escolar, das famílias das crianças e de educadores, amigos, colegas e familiares da homenageada.

IMG_9403

O evento também marcou a oficialização do nome da patronesse à antiga unidade 2 da Creche Comunitária Mãe Natureza, que desde do início de 2023 passou a ter sua gestão feita pela Secretaria de Educação. A escola atende 58 crianças de 4 e 5 anos em período integral. A unidade 1 da Creche Mãe Natureza, que atende crianças do berçário ao infantil 3, continua sendo comunitária.

 

 

Pilar foi lembrada por sua solidariedade e pelo incansável trabalho voltado para a Educação Infantil, inclusive na Rede Municipal de Ensino onde atuou como formadora de Creches Comunitárias por alguns anos. Amigos, educadores e familiares da homenageada puderam, de forma sensível e amorosa, prestar homenagem realizando uma roda cantada.

IMG_9398

Professora Pilar foi terapeuta ocupacional formada pela USP e pedagoga Waldorf, especializada em desenvolvimento infantil, tratamento neuroevolutivo, terapia de integração sensorial e problemas de aprendizagem. Também era pós-graduada em antroposofia na saúde. Por mais de 30 anos orientou pais e professores de creches, de educação infantil e de escolas de pedagogia Waldorf.

Atualmente, com 16.043 alunos na rede municipal, do total de 63 unidades escolares, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.