PRF apreende pássaros transportados ilegalmente na Fernão Dias

Policiais Rodoviários Federais da 3ª delegacia, no pedágio de Vargem, durante fiscalização de trânsito, abordaram um veículo Nissan Kicks branco. Ao ser solicitado os documentos do condutor e do veículo foi notado de imediato uma gaiola grande no banco traseiro contendo duas calopsitas (nome científico Nymphicus hollandicus), pássaros considerados domésticos pela Portaria 93 do IBAMA.

O condutor foi questionado se haveria mais pássaros no veículo além dos domésticos, momento que informou que somente teria aqueles pássaros e que era dono de um criadouro de calopsitas. No entanto, foi observado pelos policiais que, no assoalho do banco traseiro do veículo, havia uma caixa de sapatos com pequenos furos.

Diante da suspeita de que poderia se tratar de animal silvestre ilegal, a caixa foi verificada, foi então que o autor admitiu que se tratava de uma maritaca (nome científico Psittacara leucophthalma) e que ele havia escondido o pássaro dentro da caixa para que o mesmo não fosse encontrado em uma fiscalização.

Nesse momento, o condutor admitiu que mentiu sobre ter criatório de calopsitas, dizendo que trabalhava como dedetizador. Questionado mais uma vez se teria mais pássaros no veículo, o homem negou. Diante das várias falsas afirmações feitas pelo condutor do veículo, o policial resolveu verificar o veículo com mais cautela, sendo localizada outra caixa embaixo do banco dianteiro do passageiro. O condutor afirmou que seriam coleirinhas (possivelmente Sporophila nigricollis) cinco pássaros no total, que ele estaria levando para seu irmão.

Todos os pássaros foram retirados do espaço apertado das caixas e colocados em gaiolas maiores. O autor assinou termo de compromisso e irá responder por crime ambiental em juízo. Os animais serão encaminhados posteriormente ao órgão ambiental.