Saúde Pública: HUSF inicia serviço de radioterapia em Bragança Paulista

Vice-governador Rodrigo Garcia, Frei Francisco Belotti, do HUSF, Edmir Chedid e vice-prefeito Amauri Sodré.

O Hospital Universitário São Francisco (HUSF) iniciou na quinta-feira (22) o Serviço de Radioterapia em Bragança Paulista. A solenidade contou com a participação do deputado Edmir Chedid (DEM), membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia legislativa de São Paulo (Alesp), do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.
De acordo com o parlamentar, o serviço integra o Plano de Expansão de Radioterapia, instituído pelo Ministério da Saúde. “O governo federal liberou recursos para a construção desta unidade de saúde e à aquisição de equipamentos. Por isso, temos que reconhecer também o trabalho dos deputados federais Herculano Passos (MDB) e Vanderlei Macris (PSDB) – presentes no evento”, disse.
Edmir Chedid afirmou que o HUSF é a única instituição referência em tratamento oncológico e em procedimentos de média e alta complexidade para Bragança Paulista e mais 11 municípios da Região Bragantina. “Por isso, atuamos a fim de garantir mais benefícios e recursos à unidade de saúde, que atende prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), complementou.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré – que representou o prefeito Jesus Chedid –, da secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, e da presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta). Também participaram alunos e representantes do Hospital Universitário São Francisco.

Solicitações
Na ocasião, Edmir Chedid também reiterou ao vice-governador Rodrigo Garcia as solicitações para a implantação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, destinada para o atendimento de pessoas com deficiência física, transitória ou definitiva, em Bragança Paulista. Além disso, solicitou que o AME de Atibaia seja transformado numa unidade de cirurgia gratuita à comunidade.
“Tanto a unidade da Rede Lucy Montoro quanto a do AME serão fundamentais à ampliação da oferta de consultas e de cirurgias a Bragança Paulista e para os demais municípios do entorno. Nos últimos anos, esta tem sido uma reivindicação constante de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que defendem uma saúde pública melhor e mais acessível à nossa comunidade”, concluiu o parlamentar.