Prefeitura lança pedra fundamental para construção de nova unidade de saúde na Usina

Na cerimônia, Executivo Municipal também assinou Ordem de Serviço da fase 2 da pavimentação no Jardim Paraíso da Usina.

A Prefeitura de Atibaia lançou, nesta sexta-feira (20), a pedra fundamental para construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no bairro da Usina. A nova unidade não somente viabilizará os planos da Secretaria de Saúde de dobrar, de imediato, a equipe que atualmente presta assistência na região, mas também oferecerá capacidade para triplicar o número de atendimentos, beneficiando também as comunidades do Campo dos Aleixos e Pedreira. Na cerimônia de instalação da pedra fundamental da obra, o Executivo Municipal também assinou a Ordem de Serviço para início da fase 2 da pavimentação asfáltica no Jardim Paraíso da Usina.

Investimento de quase R$ 3 milhões realizado pela Prefeitura com recursos próprios, a unidade terá 23 salas, incluindo almoxarifado, esterilização, expurgo, copa e sala dos agentes. O novo espaço será construído em um terreno com mais de 5 mil metros quadrados e tem previsão de ficar pronto em janeiro de 2025. A intervenção procura não só melhorar a qualidade dos serviços – atualmente, a área é atendida pela UBS Dr. Herconides Martins de Oliveira, na Estrada Hisaichi Takebayashi, mas também ampliar o atendimento, acompanhando o desenvolvimento e a demanda crescente dos bairros da região.

Júlio Cesar, que mora no bairro da Usina desde que nasceu, estava na esquina da Estrada Hisaichi Takebayashi com a Rua São Vicente, local onde será construída a nova unidade de saúde, acompanhando a cerimônia: “Faz falta um posto de saúde maior aqui no bairro, acho que vai melhorar bastante após a construção da nova UBS, porque vai diminuir a necessidade de se deslocar até o centro da cidade”.

“Eu cheguei em Atibaia há pouco tempo, mas já compreendi a necessidade e importância desse espaço para a saúde pública. Aqui é um bairro que é um pouco distante, está a cerca de 12 km do centro, então acredito que isso só vem fortalecer o bairro da Usina e o entorno”, opinou Fábio Lacerda, que morava em São Paulo e mudou-se há dois anos para a Usina.

Ordem de Serviço para pavimentação
A Ordem de Serviço para início da fase 2 da pavimentação asfáltica no Jardim Paraíso do Tanque também foi assinada durante a cerimônia, investimento de mais de R$ 12 milhões que contempla as alamedas Bem-te-vi, Canário da Terra, João de Barro, Beija-flor, Quero-quero e Sabiá. A intervenção tem mais de 22 mil m² de extensão e prazo de execução de 12 meses, com recursos da FINISA – CEF.