Capoeira transforma vida de crianças e jovens da APAE de Atibaia

Inclusão e valorização ganham um novo ritmo por meio da Prefeitura, em parceria com a Associação dos Capoeiristas.

Como forma de estimular a inclusão social, agregando esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeiras, a Prefeitura de Atibaia, em parceria com a Associação dos Capoeiristas de Atibaia (ACA), vem transformando a vida de cerca de 100 crianças e jovens da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. Agora, eles têm a chance de se envolver em aulas de capoeira, que vão muito além do físico, promovendo a autoconfiança e sociabilidade.

A cada toque do berimbau, uma gingada. Na batida do atabaque e do pandeiro, as crianças e jovens da APAE se divertem, cantando e jogando capoeira. Os passos e os ritmos são monitorados cuidadosamente pela professora Laura Correa, carinhosamente chamada de “tia” pelos alunos. E eles fazem questão de participar da roda e mostrar cada habilidade, sempre com um sorriso estampado no rosto.

“Esse ato é muito mais do que ensinar algo a eles. Pelo contrário, eu aprendo a cada dia. É um trabalho gratificante, pois eu cresço internamente. Ver a alegria deles e a construção diária, percebo que com o pouco colhemos o muito. Eu admito que não sabia do tamanho da minha capacidade, não imaginava que eu pudesse acrescentar tanto na vida de alguém. Saber que o meu trabalho transforma vidas e, com eles, eu vejo o quanto eu tenho para doar, transformar e aprender. Mesmo com a limitação de cada aluno, é prazeroso ver o que conseguem fazer, eles se expressam com a fisionomia, com o olhar e os cadeirantes esboçando aquele sorriso, mostrando que vão além do que conseguem, seja com a mão, com o pé e até mesmo com o dedo, mas nunca tirando a alegria do rosto”, emocionou-se a professora Laura Correa.

A capoeira, uma expressão cultural brasileira, combina dança, acrobacias, ginga, luta e brincadeiras, sendo ideal para promover o desenvolvimento físico e emocional, principalmente de pessoas portadoras de alguma deficiência. “Iniciamos esse projeto em março, a convite do pessoal da APAE. A capoeira desenvolve habilidades importantes para o desenvolvimento motor da criança, além de estimular a interação social. Ajudamos, com esse esporte, a transformar vidas, mas eles também nos ensinam o que é viver”, comentou o também professor da ACA, Waldir Nogueira Bueno.

As aulas de capoeira são ministradas por instrutores experientes da Associação e são adaptadas para atender às necessidades dos alunos. A equipe proporciona um ambiente acolhedor e seguro, onde as crianças e os jovens podem desenvolver suas habilidades e desfrutar de um mundo de possibilidades.

Prova disso é o amor que a pequena Ana Silva demonstra por sua professora. Ao ser questionada sobre o que mais gosta nas aulas, respondeu sem pensar. “Eu gosto da tia. Ela me ensina a dançar, gingar, brincar e tocar. Aqui eu me divirto muito, é a melhor hora do dia”, contou, com o sorriso no rosto.

O aluno Thiago Rufino é esperto e brincalhão e afirmou que a capoeira é um momento de plena diversão. “Os tios me ensinam que eu posso brincar sempre e ser feliz”.

A capoeira faz parte das mais de 35 modalidades (https://www.atibaia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Treinos-2023-1-09-08-23.pdf) oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, que realizou um investimento recorde no esporte neste ano. Hoje, a ACA atende 840 alunos, em 17 bairros da cidade, sendo a maior parte em escolas e em alguns centros comunitários, sempre com os ensinamentos de disciplina, valorização do próximo, união e igualdade.