Atibaia se prepara para sediar o 10º Simpósio Nacional do Morango em setembro

Estado de São Paulo receberá pela primeira vez principal evento técnico-científico da cadeia produtiva do morango.

De 20 a 22 de setembro, Atibaia – a Capital Nacional do Morango – será sede do principal evento técnico-científico da cadeia produtiva do morango, o Simpósio Nacional do Morango, que chega à sua 10ª edição em 2023. Será a primeira vez que o Estado de São Paulo receberá o evento, que reunirá atividades, tecnologias e expositores relacionados ao cultivo do morango.

Voltado a produtores, técnicos, estudantes, professores, pesquisadores e representantes dos variados segmentos da cadeia produtiva da fruta, o Simpósio Nacional do Morango contará com conferência, painéis e mesas redondas, além de um dia de campo.

A realização do simpósio é da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, e da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O morango e Atibaia
Delicado, saboroso e versátil, o morango é uma das frutas preferidas em todo o mundo e, dentre as pequenas frutas, a mais cultivada no Brasil, que em 2021 ocupou o posto de 9° país com maior volume de produção e o 14° em área de cultivo mundial. De origem europeia, antes cultivado em regiões de clima frio, hoje o morango conta com o desenvolvimento de novas técnicas e o seu plantio ocorre em diversos lugares durante todo o ano.

O Estado de São Paulo, com destaque para Atibaia (maior produtora do território paulista e entre as maiores do país), foi de grande importância para o desenvolvimento da cultura do morango, não somente no cultivo comercial, mas também em produção científica. Localizada na Serra do Itapetinga, Atibaia é uma das pioneiras na produção de morango no país, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta.

Além disso, o município foi o primeiro no Brasil a receber a certificação da PIMO – Produção Integrada de Morango – processo que objetiva racionalizar o uso de agrotóxicos, estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos. Não por acaso, toda essa trajetória, iniciada na década de 1950, culminou no título de Capital Nacional do Morango conferido a Atibaia no ano de 2022.

Também vale lembrar que, valorizando a produção do morango e seu status de símbolo da cidade, o município promove todos os anos: a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, em setembro (mês em que será realizado o simpósio na cidade), celebração realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia com o apoio da Prefeitura; e a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu, em junho/julho, com realização da Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, em conjunto com as prefeituras de Atibaia e de Jarinu.

Além disso, Atibaia conta com um pórtico ilustrando o morango na principal entrada da cidade e ainda uma homenagem à fruta que é marca e faz a fama do município em um letreiro localizado no complexo do Centro de Convenções, na região central, entre diversas outras referências ao produto mais genuíno da Capital Nacional do Morango.