Agenda Atibaia divulga a programação variada deste fim de semana

Dia do Caminhoneiro, atividades para crianças nos bairros, Taiko, orquestra, teatro, feiras e festa julina, conheça as atrações entre 21 e 23 de julho.

Sexta-feira chegou e a Agenda Atibaia traz as atrações que prometem agitar o fim de semana na cidade. A programação, bem variada, abre com o grupo Kawasuji Seiryu Daiko, na sexta (21), e encerra com o 2º Festival de Artes e Cultura da Casa de Apoio Amigos do BEM – Caabem, no domingo (23), ambos no Cine Itá Cultural.

Mas entre taiko e teatro, o sábado (22) está repleto de atividades, para todas as idades e gostos, espalhadas pela cidade. Tem evento em comemoração ao Dia do Caminhoneiro no Sest/Senat, um voo pelos brinquedos e brincadeiras do povo no Centro Comunitário do Itapetinga, feiras de artes no Balneário e na Praça Bento Paes e Orquestra Sinfônica do projeto Guri no Cine Itá. Isso sem contar o Brincando nas Férias, iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer que já percorreu diversos bairros e estará nos conjuntos habitacionais Jerônimo na sexta (21) e no sábado (22). Confira!

Brincando nas Férias
Com o objetivo de oferecer diversão e entretenimento às crianças durante o recesso escolar, a Prefeitura oferece o projeto “Brincando nas Férias”, com atividades lúdicas, recreativas e esportivas aos pequenos.

A ação, que já passou pelos bairros Caetetuba, Jardim Maracanã, Imperial, Cerejeiras, Balneário Municipal, Tanque, São Felipe e Alvinópolis, estará nos conjuntos habitacionais Jerônimo 1 e 2 (Avenida Jerônimo de Camargo), das 9h às 13h na sexta (21), e nos conjuntos Jerônimo 3, 4 e 5 (Estrada Municipal Nossa Senhora das Brotas) no sábado (22), das 9h às 12h.

Festival de Inverno
Na sexta-feira (21), o palco do Festival de Inverno de Atibaia 2023 é do Kawasuji Seiryu Daiko. O grupo atibaiense, que segue o estilo Kawasuji de taiko e foi fundado em 2002 pelo professor Yukihisa Oda, apresenta-se às 19h no Cine Itá Cultural (Avenida Visconde do Rio Branco, 51 – Centro).

No sábado (22), o festival oferece ao público a oportunidade de apreciar os resultados da parceria entre música e educação. A Orquestra Sinfônica do Projeto Guri Jundiaí se apresenta sob a regência do maestro Diego Guzmán, às 19h, também no Cine Itá Cultural.

Ainda no sábado (22), das 10h às 18h, a feira Janela para as Artes movimenta a cena com a programação especial do Festival de Inverno do Museu Municipal João Batista Conti. Organizada pela artista Márcia Mendes, a feira independente, colaborativa e aberta a artistas de diversas linguagens será realizada na Praça Bento Paes, em frente ao museu.

No domingo (23), a programação do festival garante a diversão da criançada no Cine Itá Cultural com o 2º Festival Caabem de Artes e Cultura. Serão dois horários de apresentações: às 10h, o espetáculo fica por conta das peças Detetives do Prédio Azul – D.P.A. e Hotel Transilvânia e, às 16h, é a vez de Alice no País das Maravilhas e Rei do Show.

Vem brincá de Avoá, com o Curiá
Com vivências e oficinas que convidam as crianças e famílias a brincarem embalados pela cultura tradicional do Brasil, o grupo Curiá propõe um mergulho nas congadas de Minas Gerais, Espírito Santo e Atibaia neste sábado (22), no Centro Comunitário do Itapetinga (Avenida Santana, 2900). A Licença para as Congadas é a primeira de seis vivências que serão realizadas no centro comunitário por meio do projeto “Vem brincá de Avoá, com o Curiá. Um vôo pelos brinquedos e brincadeiras do Povo”, realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

A cultura indígena e do Bumba Meu Boi, incluindo uma oficina para criação de boi e burrinha, além de um cortejo para encerrar a série de encontros, também fazem parte da programação, que continua nos dias 29 de julho, 12, 19 e 26 de agosto e 2 de setembro. Mais informações no perfil no Instagram do grupo: http://instagram.com/curia_oficial/ .

Dia do Caminhoneiro no Sest/Senat
Com o objetivo de valorizar a importância dos profissionais do transporte rodoviário de carga, a Prefeitura de Atibaia, em parceria com o Sest/Senat, preparou uma programação de atividades abertas à população em alusão ao Dia do Caminhoneiro. O evento acontecerá no dia 22 de julho, das 8h às 13h, na Rua das Juçaras, nº 110, Jardim das Palmeiras.

As ações planejadas abrangem diversas áreas e buscam oferecer serviços à população, como atendimento social, vacinação, sorteio de brindes, corte de cabelo, tratamento de beleza, brinquedos infláveis para as crianças, apresentação de dança e muito mais. Também haverá distribuição de mudas de árvores para plantio, orientações jurídicas, divulgação de vagas de empregos, mobilidade e trânsito e demais serviços públicos disponíveis gratuitamente a todos.

Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia de Atibaia
Todo sábado, das 11h às 19h, o cenário encantador do Balneário Municipal recebe a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia de Atibaia. Atualmente, ela conta com 47 expositores cadastrados, 30 do segmento de artes e artesanatos e 17 na parte gastronômica. Ainda há vagas disponíveis e os interessados em expor podem obter mais informações na Secretaria de Turismo, localizada na Avenida dos Bandeirantes, s/nº – Vila Junqueira.

Unindo arte, gastronomia e lazer, a feira é sempre uma ótima opção de programa e a atração cultural que vai animar a tarde deste sábado (22) é o cantor Kaito de Paula, a partir das 15h.