Você sabe como colaborar para evitar entupimentos na rede de esgoto?

Atibaia Saneamento dá dicas práticas que ajudam no bom funcionamento do sistema sanitário.

Foto ilustrativa

A rede de esgoto é uma estrutura importante para o saneamento básico e que opera de forma integrada em toda a sua extensão. É por isso que evitar o entupimento das tubulações é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto pela população e pela empresa responsável pelos serviços de coleta e tratamento de efluentes. A Atibaia Saneamento, uma empresa do Grupo Iguá, é a concessionária encarregada do esgotamento sanitário na cidade e oferece algumas dicas úteis para os cidadãos manterem o sistema em bom estado de funcionamento.
De forma geral, a estrutura física do sistema é projetada apenas para receber efluentes líquidos, ou seja, a água do banho, da pia da cozinha, do vaso sanitário e da lavagem de roupas. Portanto, os demais resíduos sólidos e até mesmo o óleo de cozinha não devem ser descartados na rede, pois podem prejudicar a eficiência da coleta e tratamento de esgoto.
“Nós trabalhamos periodicamente para a limpeza e desobstrução das tubulações e ramais de esgoto, porém a participação da população é fundamental para o sucesso dos serviços de saneamento básico. Todos podem colaborar por meio de pequenas ações no dia a dia em suas casas, como por exemplo, a instalação de um ralo na pia da cozinha, o armazenamento e destinação do óleo usado, entre outras atitudes sustentáveis”, comenta o gerente operacional da Atibaia Saneamento, Carlos Santana.
O gestor explica que o uso do equipamento que filtra os restos de comida auxilia na contenção dos pequenos resíduos, pois apesar de parecerem inofensivos, podem promover grandes problemas ao sistema que recebe o esgoto de inúmeras residências em Atibaia. Além disso, a atenção ao descarte dos itens de higiene pessoal é importante. Fio dentais, papel higiênico, embalagem do creme dental, tampas de produtos, absorventes, fraldas e demais artigos não devem ser jogados no vaso sanitário ou pia do banheiro, é necessário utilizar a lixeira sempre.
Por fim, a Atibaia Saneamento destaca os dois grandes vilões do esgoto: fios de cabelo e o óleo de cozinha. O primeiro, em grande volume, obstrui a passagem do efluente doméstico e o segundo causa o entupimento das tubulações. Por isso, a orientação é usar o lixo doméstico para os cabelos e direcionar o óleo usado para algum ponto de coleta mais próximo. Assim, o cidadão faz a sua parte para o avanço do saneamento básico local e contribui também para a preservação do meio ambiente.

Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br