Exportações em Atibaia crescem para 110 milhões de dólares

Dados da plataforma DataViva mostram que o destino da maioria dos produtos é a Argentina, seguida de França e Estados Unidos.

O Atibaiense – Da redação

Foro/Canva

Atibaia apresentou em 2022 o maior volume de exportações desde 1997. Foram 110 milhões de dólares. O pico anterior de exportações havia sido em 2019, com 105 milhões. As importações chegaram a 452 milhões de dólares no ano passado, mas estão em queda desde 2018, quando atingiu o maior valor: 832 milhões de dólares.
Todas as informações estão compiladas no DataViva, uma plataforma de visualização de dados focada em Big Data. Há dados de todos os municípios brasileiros.
Ao pesquisar Atibaia, é possível saber que o principal produto exportado é tubo plástico, correspondendo a 26% do total. Em seguida vem maquinário para escavação, com 9,3%. Também são exportados pó de ferro fundido (7%), transmissões (6,5%), cadeados (5,2%), assentos (5%), colheitadeiras (4,6%), peças de aeronaves (4,5%) e há outros produtos com porcentagem menor.
O destino principal das exportações é a Argentina, que concentra 28,5% do total. Em seguida vem a França com 16,7%. Há exportações de Atibaia para os Estados Unidos (7,7%), México (7,4%), Chile (5,1%) e outros países em menor proporção. Há países da América do Sul, Europa e até o Uzbequistão aparece com 3,4% das exportações.
Com relação às importações, o valor de 2022 chegou a 452 milhões de dólares. O pico ocorreu em 2018, quando chegou a 832 milhões de dólares.
O principal produto importado é circuito integrado, com 38% do total. Maquinários para escavação representa 6,8% e tubos plásticos, 6,6%. Há ainda a importação de assentos (5,2%), transmissões (3,3%), peças de aeronaves (2,3%) e outros produtos em menor proporção.
A origem das importações é, na grande maioria, a Coreia do Sul (35,1%), seguida de China (16,9%), França (10,4%), EUA (7,5%), Alemanha (7,2%) e Itália (4,4%). Há produtos vindos de outros países, mas em pequena porcentagem.
Em 2023, é possível acompanhar os dados parciais pelo Ministério da indústria, Comércio Exterior e Serviços. Até o momento Atibaia já exportou mais de 45,7 milhões de dólares. As importações este ano estão em 149,5 milhões.
Atibaia faz parte dos cerca de 43% dos municípios brasileiros que exportaram em 2022. A quantidade de exportadores foi a maior da série histórica, desde 1997. Esse dado faz parte de um dos levantamentos apresentados no novo Panorama dos Municípios Brasileiros no Comercio Exterior, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Secundo a Secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, “o comércio exterior impacta no crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios. A abertura de mercados estrangeiros para as empresas locais proporciona aumento da demanda por seus produtos e serviços. Isso, por sua vez, atrai investimentos e leva à criação de novos empregos, tanto diretamente nesses negócios quanto indiretamente em setores relacionados”.