Atibaia realiza 1º encontro de crianças e jovens que receberam sensor de glicemia

Na sexta-feira (10) eles tiveram orientações sobre alimentação saudável; programa é pioneiro na região para tratamento da diabetes infantojuvenil.

Depois de receberem, gratuitamente, sensores digitais que facilitam o controle da glicemia, crianças e adolescentes de 4 a 17 anos e seus responsáveis tiveram, na última sexta-feira (10), o primeiro encontro do grupo em Atibaia. Na ocasião, eles puderam trocar experiências e obtiveram orientações de nutrição, como parte do programa implantado pela Secretaria Municipal de Saúde e que é pioneiro na região para tratamento da diabetes infantojuvenil.

A nutricionista Alessandra Polpo realizou uma apresentação sobre dicas de alimentação saudável para as crianças e adolescentes. Houve participação ativa não apenas dos responsáveis, mas também dos usuários do sensor, todos compartilhando conhecimento em prol da causa.

 

 

Em janeiro, 47 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que têm cadastro na rede pública municipal de saúde de Atibaia para retirada de insulina e demais insumos utilizados no tratamento da diabetes mellitus tipo I receberam os sensores digitais que facilitam o controle da glicemia. Além do dispositivo tecnológico que permite medir a glicose no sangue sem precisar furar o dedo, a Prefeitura também providenciou a contratação de uma equipe multidisciplinar.

Como parte do programa, a empresa global de cuidados para a saúde Abbott, que fornece os sensores, irá realizar encontros mensais com diferentes temas sobre educação em saúde para os usuários e seus responsáveis.

Do tamanho aproximado de uma moeda de um real, o sensor digital de glicemia é aplicado na parte posterior superior do braço e foi desenvolvido para ser resistente à água. Ele mede de forma contínua os níveis de glicose no sangue e os dados coletados ficam disponíveis em um aplicativo que, além de permitir aos pais monitorar a glicemia dos filhos utilizando um smartphone, possibilita a geração de relatórios frequentes para a Secretaria de Saúde e para os médicos responsáveis.

De acordo com o fabricante, estudos demonstraram que o sensor está associado a melhores resultados no controle da diabetes, incluindo a redução da hipoglicemia. Na Europa, um estudo mostrou que 97% das crianças e adolescentes disseram que o sistema é mais fácil de usar do que o tradicional teste com picadas no dedo.