Prefeitura de Atibaia esclarece redução de horário das creches municipais

Dos mais de 2 mil alunos matriculados, apenas 3% ficavam até o horário de fechamento das creches; todas as unidades manterão funcionário para cuidar das crianças que necessitarem ficar até mais tarde.

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, reduziu o horário de funcionamento das creches municipais, de um total de dez horas (das 7h30 às 17h30) para um total de nove horas (das 7h30 às 16h30), buscando aprimorar a qualidade do atendimento ofertado nas escolas, preservar o desenvolvimento saudável dos bebês e das crianças pequenas e adequar a jornada, tendo em vista que, após avaliação e solicitação das próprias diretoras das unidades, a Administração Municipal verificou que dos mais de 2 mil alunos matriculados, apenas 3% ficavam até o horário de fechamento das creches – em sua grande maioria, os pais já buscavam seus filhos antes do término do atendimento.

A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira (13), mas já havia sido anunciada na reunião de dezembro de 2022 entre a Educação e os pais e/ou responsáveis, além de ter sido reforçada no momento da matrícula e na primeira reunião de pais deste ano. De qualquer forma, a Secretaria de Educação ressalta que todas as creches manterão funcionário na unidade para cuidar das crianças que necessitarem ficar até mais tarde.

Conforme a Educação, os profissionais da Secretaria têm conversado pessoalmente com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e verificado que a aceitação dessa medida tem sido positiva. Além disso, a Pasta reforça que nenhuma família ficará desamparada – os pais que tiverem dificuldades com a alteração no horário devem procurar a direção da unidade escolar onde os filhos estiverem matriculados.

A Secretaria de Educação ainda destaca que documentos norteadores e estudos contemporâneos sobre Educação Infantil indicam que o tempo integral de permanência das crianças nas escolas é de, no mínimo, sete horas, e a Administração Municipal está propondo um total de nove horas, ou seja, duas horas a mais que o preconizado, período suficiente para promover o desenvolvimento integral e sadio para os bebês e as crianças pequenas,
garantindo e incentivando o recolhimento, intimidade e convivência familiar.

Vale lembrar que em Atibaia os alunos das creches comunitárias e do Ensino Fundamental em jornada integral já permanecem nove horas (também das 7h30 às 16h30) no ambiente escolar, portanto a Secretaria de Educação ressalta que padronizar essas jornadas também é importante para os alunos, assim como para os pais e os profissionais da Educação.

“Toda decisão da Administração Municipal é baseada em análises e estudos criteriosos, e sempre pensando no melhor para a população de Atibaia. Caso alguém precise deixar o filho mais tempo na escola, basta procurar a direção da unidade e conversar, permanecendo a Secretaria de Educação sempre aberta ao diálogo e a encontrar a melhor solução para todos”, salientou a secretária de Educação, Eliane Doratiotto.