Ocorrências de tráfico em Atibaia têm crescimento de 120% no mês de outubro

A alta significa que houve mais atuação da polícia. Em novembro, ainda não foram divulgados os dados, mas ocorreram dezenas de apreensões de drogas.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia registrou um aumento na ordem de 120% nas ocorrências de tráfico de drogas no mês de outubro, na comparação com setembro. No ano, já são 148 ocorrências do tipo.
Enquanto setembro somou dez registros de tráfico, em outubro foram 22. Há ainda registros de porte de entorpecentes, com 52 entre janeiro e outubro e quatro apreensões de entorpecentes.
Houve, ao longo do ano, casos com grandes apreensões, mas semanalmente há ocorrências registradas. Um dos casos foi de apreensão de cerca de 10 quilos de pasta base para cocaína, em abril, dentro de um ônibus, durante fiscalização na Rodovia Fernão Dias.
Em outubro, cinco pessoas foram presas durante uma operação especial da Polícia Militar, em parceria com a Guarda Civil Municipal. Houve apoio do helicóptero Águia da PM e cães farejadores. Foram apreendidas centenas de porções de entorpecentes.
Também em outubro, chamou a atenção a apreensão de mais de 3,6 kg de entorpecentes como maconha, cocaína e crack em um apartamento no Caetetuba. Equipes da Polícia Civil e da Guarda Civil Municipal encontraram 1.218 papelotes de cocaína, 990 porções de maconha, 322 pedras de crack, outros 34 tubetes plásticos com maconha e um tijolo prensado de maconha.
No último dia 24, um homem foi preso com cerca de 5 kg de drogas. Os policiais encontraram 2.450 porções de cocaína, pesando mais de 2,5 kg, quatro tijolos de maconha, pesando no total 2,4 kg, uma porção de crack e sete porções menores de maconha.
No início de novembro, uma equipe da Guarda Civil Municipal apreendeu 774 porções de cocaína e 100 porções de maconha em um terreno no Caetetuba. Os entorpecentes estavam em sacos plásticos, cobertos por telhas.
Também cresceu no mês passado o número de armas apreendidas na cidade. Foram 14 armas apreendidas em outubro e quatro em setembro. No ano, são 46 no total.
A polícia registrou ainda crescimento no total de flagrantes lavrados, de 29 para 36, um aumento de 24,1%. São 346 flagrantes lavrados no ano. O total de pessoas presas em flagrante teve alta de 34,2%, subindo de 35 para 47 entre setembro e outubro. São 419 pessoas presas até outubro na cidade.
O total de prisões por mandado também subiu, passando de 21 para 27, um crescimento de 28,5%. São 223 em dez meses. O número de prisões efetuadas chegou a 568 até outubro.
Também é significativo o número de veículos recuperados. São 208 entre janeiro e outubro.

DADOS CRIMINAIS
As informações sobre as estatísticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) mostram não apenas a produtividade policial, mas também os dados criminais.
Atibaia apresentou queda ou estabilidade na maior parte dos índices. Houve uma tentativa de homicídio em outubro. Em setembro também foi uma. Roubos caíram de 16 para 15 registros. O roubo de veículos teve queda de 75%, passando de quatro para um. Os roubos de carga permaneceram estáveis, com dois casos em cada mês da comparação.
Os furtos caíram de 99 para 97 e os furtos de veículos apresentaram queda de 44,4%, passando de 18 em setembro para dez em outubro.