Mortalidade infantil em Atibaia é maior em hospitais particulares

Apesar de haver mais nascimentos na Santa Casa de Atibaia, a mortalidade é maior nas maternidades particulares da cidade.

O Atibaiense – Da redação

A mortalidade infantil em Atibaia tem mais casos registrados nos hospitais particulares. Entre janeiro e junho deste ano, houve 12 casos de mortalidade infantil por causas evitáveis. Foram cinco registros no Hospital Novo Atibaia, outros quatro e no Hospital Albert Sabin e três na Santa Casa.
Independente do local da morte, o total de casos foi maior este ano. Somente até junho de 2022, o número de casos totais foi o dobro do que o registrado durante todo o ano de 2021. Foram 12 óbitos em seis meses de 2022 e seis óbitos nos 12 meses de 2021.
Em 2021, três mortes foram em domicílio, duas no Albert Sabin e uma na Santa Casa.
Dos casos de mortalidade infantil, foram nove na faixa neonatal precoce e três pós-neonatal. No neonatal precoce, quatro óbitos foram no Hospital Novo Atibaia, três no Albert Sabin e dois na Santa Casa. Pelo pós-neonatal foi um caso em cada hospital.
Em 2021 houve apenas um caso de morte pós-neonatal e quatro casos de neonatal precoce (dois no Sabin, um em domicílio e um na Santa Casa).
Há ainda os dados de mortalidade reduzível por adequada atenção à gestação, parto, feto e recém-nascido. Foram dez casos em seis meses deste ano ante apenas três de 2021 inteiro. Dos dez casos, quatro foram no Hospital Novo, outros quatro no Albert Sabin e dois na Santa Casa. Em 2021, foram dois casos no Sabin e um na Santa Casa.
A mortalidade por causas não evitáveis teve quatro óbitos registrados em 2022, sendo dois no Hospital Novo e dois na Santa Casa.
Os óbitos totais de mortalidade infantil, independente da causa, totalizaram 16 em seis meses. Foram apenas sete em doze meses de 2021. Dos 16 óbitos de 2022 sete ocorreram no Hospital Novo, outros quatro no Albert Sabin e cinco na Santa Casa. Dos sete de 2021, três foram em domicílio, dois no Sabin e um na Santa Casa.
Na modalidade neonatal aparecem 12 óbitos totais no primeiro semestre de 2022, sendo seis no Hospital Novo, três no Sabin e três na Santa Casa. Em 2021, em 12 meses foram cinco óbitos, sendo dois no Sabin, dois em domicílio e um na Santa Casa.
Apesar da mortalidade infantil ser maior nos hospitais particulares, o número de nascimentos é menor na rede privada. Em 2021 foram 2.160 nascimentos em Atibaia. Destes, 951 foram na Santa Casa, outros 651 no Hospital Novo e 533 no Albert Sabin.
Em 2022, foram 1.029 nascimentos até junho, sendo 440 na Santa Casa, 321 no Hospital Novo e 257 no Albert Sabin.
Todas as informações levantadas pelo jornal O Atibaiense para esta reportagem são públicas e constam dos Painéis de Monitoramento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Todos os painéis podem ser vistos no link: https://svs.aids.gov.br/daent/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/
A taxa de mortalidade infantil mais recente divulgada pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística) é de 2020. No último levantamento Atibaia apresentou 6,62 óbitos por mil nascidos vivos. A taxa colocou Atibaia em 5º lugar entre as 11 cidades da Região Bragantina.