Artistas de Atibaia são premiados III Festival da Canção Brasileira

 

No último sábado, dia 26, Atibaia esteve muito bem representada no III Festival da Canção Brasileira, evento promovido pelo SESI. O violonista Rafael Cardoso ficou com o primeiro lugar na categoria de melhor canção, com sua composição “Velho Paraná”, e a cantora Aniela Rovani foi escolhida a melhor intérprete do evento.

O prêmio de 9 000 reais será usado na gravação do primeiro disco da dupla, com músicas inéditas.  A canção “Velho Paraná”, vencedora do festival, tem composição de Rafael Cardoso e letra de Gilberto Lamaison. É um chamamé, estilo musical tradicional da província argentina de Corrientes, na fronteira com o Brasil.

Em versos repletos de imagens líricas, conta a história de um ribeirinho que dialoga com as águas do rio Paraná enquanto contempla a lua e chora a saudade da amada.  Rafael e Aniela formaram o Duo Interior há menos de um ano com a ideia de desenvolver um repertório eclético construído em torno de obras com canto solista ou duetado, acompanhadas de violão, piano e viola caipira, sem distinção entre o popular e o erudito.

Nos shows que fazem, canções do chileno Victor Jara dividem o palco com o regionalismo do gaúcho Luis Carlos Borges, enquanto composições do maestro Villa-Lobos são seguidas de modinhas da dupla caipira Cascatinha e Inhana.  O III Festival da Canção Brasileira contou com três etapas disputadas. Candidatos de todo o estado de São Paulo enviaram vídeos com suas músicas (letra e melodia), e uma banca de jurados selecionou as 40 melhores, que foram apresentadas ao vivo.

Oito composições foram então escolhidas para ir à final, que aconteceu na unidade do SESI Piracicaba.   Ao vencer um festival de música popular, Aniela, formada em canto erudito e piano, e Rafael, mestrando em performance musical, entram para uma constelação particular, formada por nomes como Edu Lobo, Chico Buarque e Milton Nascimento. Agora, é só aguardar o lançamento do CD dessas duas novas estrelas.

Deixe uma resposta