Educação anuncia vencedores do 1º Concurso de Mascotes da Plataforma EduConecte

Mascotes escolhidas para representar professores e alunos do 1º ao 5º ano serão apresentadas em cerimônia que acontece nesta sexta (21), no Cine Itá.

Foto/SECOM

Desenvolvendo a identidade e autonomia dos estudantes, a Secretaria de Educação promoveu um concurso para que as crianças pudessem escolher as mascotes da Plataforma Digital Gamificada EduConecte Atibaia. As mascotes eleitas por meio de votação para representar professores e estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foram criadas pelos próprios alunos, orientados pelos Professores de Arte e os vencedores serão premiados nesta sexta-feira, 21 de outubro, em uma cerimônia realizada pela Secretaria Municipal de Educação, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde Rio Branco, nº 51, Centro), às 14h.

O objetivo do concurso era explorar a criação dos alunos e produzir mascotes para a Plataforma EduConecte, tornando-a mais humanizada e trazendo afetividade ao projeto. De acordo com a Secretaria de Educação, a ideia é que as crianças se identifiquem com as personagens e as vejam como “companheiras” de estudos. No total, foram escolhidas seis mascotes, uma para cada ano de ensino e uma para o professor, apresentando características relacionadas à tecnologia, história e cultura local.

O concurso recebeu mais de 130 desenhos realizados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino com a orientação dos Professores de Arte e os vencedores serão premiados na cerimônia de sexta-feira (21). Como resultado, a ação educativa buscou envolver as crianças na criação das mascotes e customização da plataforma, criando um vínculo afetivo que cative os estudantes e possibilite a humanização do novo modelo de ensino híbrido.

O Programa EduConecte Atibaia foi lançado em abril deste ano, disponibilizando tablets e uma plataforma digital com conteúdos exclusivos para alunos do 1º ao 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da Rede Pública Municipal. Além de ter entregue cerca de dez mil tabletes para os estudantes e uma plataforma de ensino on-line, a iniciativa promove formação pedagógica para professores e gestores.