Casarão Julia Ferraz realiza oficina cultural online

Os interessados devem efetuar a inscrição online. A oficina oferece a oportunidade  para praticar e aguçar percepções, por meio da pele e mente.

No próximo dia 28 de julho, às 19h, a AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), promove  mais uma oficina cultural. A atividade artística será online e gratuita, aberta a interessados, na plataforma Zoom, com inscrições pelo Sympla, com duração de 1h30.

A oficina é um convite à sensibilização do corpo por fora e por dentro. Através de algumas práticas teatrais e da degustação de um alimento, buscamos construir um espaço de experimentações e diálogos com o nosso corpo. Um espaço para praticar e aguçar as nossas percepções do meio externo e interno, que provoca nossa pele e nossa mente, que nos remete a memórias do passado e cria memórias para o futuro. Essa oficina nasce a partir da pesquisa do artista Gabriel Pestana no uso de alimentos em obras artísticas. Para participar basta se preparar para a atividade levando qualquer alimento à sua escolha, menos água.

 

 

Gabriel Pestana é ator e produtor cultural. Tem bacharelado em Artes Cênicas pela UNICAMP, formação na técnica de atuação de Michael Chekhov e cursou “Interpretação para Cinema e TV”, na Academia Internacional de Cinema.

As inscrições acontecem através do link: https://www.sympla.com.br/oficinas-culturais-online-de-fora-para-dentro-a-digestao-da-sensibilidade__1648803

A oficina é parte da contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz 

Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

 

 

Sobre a AsPAS 

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação. Realizou a obra de restauro estrutural do Casarão Julia Ferraz, do projeto “Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/Casarão Julia Ferraz” contemplado pelo edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e da Cidadania.