Atibaia vai representar o Brasil na final da competição internacional Technovation Girls

Alunas de Atibaia compõem a única equipe do Brasil na decisão; cada uma das quatro estudantes ganhou bolsa educacional de 500 dólares.

Atibaia está na final e vai representar o Brasil em uma importante competição internacional na área de Tecnologia e Inovação, a Technovation Girls, que incentiva jovens garotas a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia.

 

 

Duas alunas da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz, Samantha Rocha Silva e Melissa Ito de Carvalho, uma do Colégio Atibaia, Katarina Meszaros Veiga Silva, e outra do Colégio FAAT, Catarina da Rocha Ferreira, se classificaram para a final da divisão “Beginner” (Iniciante) do concurso. Cada uma ganhou bolsa educacional de 500 dólares, para ser usada para promover o aprendizado, a critério delas.

De um total de 1.700 equipes que participaram da competição, 45 delas da categoria Iniciante avançaram para as semifinais e apenas 5 são finalistas, em um resultado muito expressivo para Atibaia. As estudantes do município, que formam a equipe Connected Girls, criaram um aplicativo que oferece segurança aos deficientes auditivos quando estiverem sem o aparelho auditivo ou quando distraídos. O aplicativo permite cadastrar sons, como por exemplo, um alarme de incêndio, um carro buzinando ou sirene de ambulância. O aplicativo vai identificar este som e o celular irá vibar.

No ano passado, outra equipe de Atibaia também avançou para a semifinal. A participação de escolas municipais de Atibaia no concurso Technovation Girls faz parte de cooperação entre a Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, através do projeto IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação de mulheres na área de Exatas.

 

 

As alunas fizeram todo designer das telas do aplicativo e conseguiram montar os blocos de código que formam os comandos de funcionamento do software, sob liderança da professora que orientou o projeto, Vânia Emiko Ito de Carvalho, da E.M. Maria Helena Faria Ferraz; da professora doutora do Instituto Federal de São Paulo de Bragança Paulista, Elisandra Aparecida Alves da Silva; e do técnico de laboratório do Instituto Federal de São Paulo de Bragança Paulista, Pedro Luis Calheiros da Silva.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e fortalece a participação das escolas nos projetos pedagógicos que estimulem a aprendizagem dos alunos, parabeniza os professores, gestores e, principalmente, as alunas, além de agradecer a valiosa parceria com o Instituto Federal do polo Bragança Paulista.

O Technovation Girls é um programa do Technovation, organização americana sem fins lucrativos, e a ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.