A qualidade das apresentações teatrais no município

Márcio Zago

Formado por amadores, o sétimo recital do Grupo Dramático Carlos Gomes foi apresentado em 1904 com o drama “O Escravo” e as comédias“Casa de Babel” e “As Duas Bengalas”. Na ocasião foi inaugurado um “magnífico e custoso” pano de boca para o teatrinho local. Pintado pelo Jerônymo Momo, artista plástico “oficial” do grupo, o pano trazia pinturas com anúncios das casas comerciais da cidade e tinha a função de angariar recursos para a manutenção do espaço (um antecessor dos painéis publicitários dos estádios de futebol de hoje).
Outro destaque deste sétimo recital foi à participação dos irmãos Júlio e Julia Lopes, crianças que encantavam a elite local interpretando cançonetas nos intervalos das peças. Os pequenos artistas (que o público daqui já conhecia de outras apresentações) possuíam considerável currículo na área tendo se apresentado em várias partes do país, sempre com grande sucesso.
O gosto em ver crianças em cena levou, meses depois, a criação do primeiro grupo dramático infantil em Atibaia. Sobre o oitavo recital não há noticias. No nono recital subiu em cena “Seinysma Sceplicismo e Crença”, uma peça bastante elogiada por sua qualidade literária. De difícil interpretação, recebeu destaque a participação de Napoleão Maia, José Silvério e Antônio de Almeida, alémda orquestra que acompanhou a encenação regida pelos músicos Salles Bastos e Juvência da Fonseca. Os nomes citados tinham ativa participação em todos os espetáculos apresentados pelo Grupo Dramático Carlos Gomes até aquele momento. Dirigidos pelo ator Alexandre Paganellie sua esposa Nieves Paganelli, a experiência do casal foi fundamental para o desenvolvimento da “Arte de Talma” em nossa cidade (“Arte de Talma” era como se referiamaoteatro. O nome vem do ator dramático François Joseph Talma (1763-1826), que revolucionou a arte de representar ao torna-la mais natural).
A direção competente da dupla, aliada a rotina de ensaios e apresentações criou a base para o surgimento de uma qualidade nas apresentações teatrais inéditos para a época, principalmente em relação aotrabalho dos atores. Desde sua criação, em setembro de 1903, o Grupo Dramático Carlos Gomes apresentou um espetáculo por mês, além das apresentações extras, reprisando as peças de sucesso de seu repertório. Até aquele momento, com quaseum ano de formação, o grupojá tinhaencenadovinte e sete peças no pequeno teatrinho do Largo do Mercado, fazendo do teatro uma das áreas de maior efervescência cultural naquele inicio de século XX.
O décimo recital aconteceu com as peças “Atribuições de um Estudante”, “Ceia Amargurada” e “Um Noivo de Alcanhões”. Logo após foram encenadas duas peças extras: “Herança de um Marinheiro” e “O Criado Distraído”. Estas apresentações não integraram o calendário dos recitais previstos para os associados pagantes do Grupo Dramático. No décimo primeiro recital foi apresentado a comédia “Por um triz”, e trazia uma novidade: A criação do Grupo Dramático Infantil com as peças “ Valente e Medroso” e “Os inquilinos do Sr.Zacharias”. Assunto para a próxima semana.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.