Prefeitura monta estrutura emergencial para reforçar acolhimento à população em situação de rua

Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário servirá de alojamento caso não haja lugar na Casa de Passagem.

Com a queda na temperatura e a chegada próxima do inverno, a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, montou uma estrutura emergencial para acolhimento de pessoas em situação de rua, caso não haja mais vagas na Casa de Passagem. O Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário foi cedido pelo Padre Ricieli de Oliveira e servirá de alojamento provisório para as noites frias, com 15 camas instaladas.

Atualmente, a Prefeitura de Atibaia conta com quase 100 vagas entre o acolhimento institucional e a Casa de Passagem. A abordagem social acontece todos os dias, das 7h às 24h, com plantão das 24h às 7h. A ação consiste em uma equipe que permanece nas ruas atendendo chamados, procurando criar vínculos com a população de rua para tentar convencê-la a sair das ruas. As pessoas que aceitam o acolhimento recebem roupas limpas, cama, cobertas, kit de higiene, café da manhã e jantar com alimentação saudável.

Prefeitura monta estrutura emergencial para reforçar acolhimento à população em situação de rua

Importante destacar que, mesmo oferecendo todos esses serviços, a equipe da Prefeitura encontra dificuldades no acolhimento, uma vez que a Constituição Federal garante a opção de cada pessoa e o indivíduo pode residir nas ruas caso prefira. Muitos não aderem aos serviços e preferem permanecer nas ruas, recebendo alimentos da população e podendo utilizar de substâncias lícitas ou ilícitas.

A Prefeitura informa à população que ao ver pessoas em situação de rua, entre em contato nos telefones (11) 4415-2274 ou (11) 4411-8087 (horário comercial) para que as mesmas possam ser auxiliadas.