Investimentos em saneamento e infraestrutura garantem melhorias para toda Atibaia

Construção da nova estação de tratamento de água Central e obras nas estações de tratamento de esgoto de Caetetuba e do Estoril estão entre as principais ações realizadas pelo Governo Municipal.

A Prefeitura da Estância de Atibaia segue investindo alto para cuidar das pessoas e ampliar ainda mais a qualidade de vida em toda a cidade. Entre as áreas que vêm recebendo grande atenção do Governo Municipal estão Saneamento Básico e Infraestrutura/Serviços.

Um dos principais avanços é a construção (em andamento) da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Central. Quando finalizada, a ETA Central irá modernizar o sistema e dobrar a capacidade de abastecimento de Atibaia, com quase 100% de água tratada para toda a cidade nos próximos 20 anos. Além disso, a Prefeitura também realizou a expansão da rede de abastecimento de água nos bairros do Portão e do Tanque, com 120 famílias beneficiadas.

Além dos investimentos no tratamento da água e no abastecimento de Atibaia, a Prefeitura também vem investindo de forma expressiva no tratamento de esgoto da cidade. A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Caetetuba proporcionou mais de 650 famílias atendidas e a expansão do atendimento para os bairros Caetetuba e São Felipe após a sua inauguração (em dezembro de 2020). A Prefeitura também prevê mais 25 bairros atendidos e mais 30% no índice de tratamento de esgoto da cidade quando a segunda fase da obra for concluída (previsão de entrega para dezembro de 2022).

Já as obras de ampliação e modernização da ETE Estoril têm a sua segunda etapa prevista para conclusão em julho deste ano, quando será possível tratar até 300 litros por segundo de efluentes, o que resultará em benefícios para o meio ambiente e, principalmente, para a saúde da população. A entrega possibilitará atender mais 16 bairros, ampliando a capacidade de atendimento em mais 85 mil moradores.

Além disso, na área de Saneamento Básico a Prefeitura ainda viabilizou a ampliação do Programa CataTreco; implantou a coleta seletiva na zona rural; e está elaborando o Plano de Saneamento Rural.

Na área de Serviços os investimentos da Prefeitura têm garantido mais infraestrutura para diversas regiões de Atibaia, com melhorias como o desassoreamento dos lagos do Major, Jardim Paulista e Itapetinga e a revitalização de 40 vielas, em vários bairros da cidade.

E uma das principais ações na área de infraestrutura realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, foi a micropavimentação em trechos críticos dos bairros Vitória Régia, Chácaras Brasil, Tanque, Laranjal, Usina, Ponte Alta e Santa Maria do Laranjal. Serão retomados os serviços de micropavimentação deste ano nas regiões do Maracanã, Chácaras Fernão Dias, Rosário e Portão.