Atleta olímpico vai ministrar curso gratuito em Atibaia

Os professores e estudantes de Educação Física de Atibaia e região terão uma excelente oportunidade de receber especialização para dar aulas de esgrima. O Instituto Touché promove, no próximo sábado (7), de 9h às 18h, no Ginásio da UNIFAAT (Estr. Mun. Juca Sanches, 1050 – Boa Vista), um curso totalmente voltado para esta finalidade, com o atleta olímpico Fernando Scavasin. Não é necessário ter conhecimento prévio do esporte.

Fernando Scavasin foi atleta olímpico nos Jogos Rio 2016, medalhista de Jogos Pan-Americanos e possui 19 anos de experiência na equipe brasileira adulta de esgrima. É mestrando em Educação pela USP e comanda o Instituto ao lado de Heitor Shimbo, medalhista em diversas competições internacionais, como Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo Satélite e Jogos Sul-Americanos. Tem 20 anos de participações na equipe brasileira adulta.

 

 

Serão 60 vagas disponíveis para as professoras e estudantes interessadas, que deverão utilizar ESTE LINK. O curso será ministrado pelo atleta olímpico Fernando Scavasin, presidente do Instituto Touché, e pela sua equipe. Um dos objetivos é tornar Atibaia um polo de prática da esgrima.

Um aspecto importante é a inclusão das mulheres. O Instituto trabalha em busca da inserção delas no esporte, especificamente na esgrima. Atualmente, emprega 50% de todas as mulheres aptas a dar aulas no país, incluindo todas as demais Entidades de Prática Desportiva.

“Acreditamos que a mudança da sociedade para a igualdade de gêneros só se dará com ações práticas, efetivas, que possam minimizar este abismo que ainda existe nos dias de hoje. Por isso, temos a missão de incluir as mulheres, fazendo com que existam cada vez mais professoras dando aulas”, explica Fernando Scavasin.
O conteúdo do curso prevê ensinamentos sobre a modalidade e suas origens, diferenciação das armas, regras básicas, segurança, metodologia do Instituto Touché, sistema de ensino de habilidades, terminologia específica, técnicas e pontos críticos fundamentais e exercícios do sistema de ensino.

O Instituto Touché é sediado na capital paulista e tem a meta de popularizar a esgrima em todo o país, sendo membro do DNA USP e da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS). O curso tem o apoio da Unifaat, do Conselho Regional de Educação Física, da Federação de Desporto Escolar do Estado de São Paulo, da FPA Cursos e da Confederação Brasileira de Esgrima.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa do Instituto Touché