Atibaia tem crescimento de 46% nos casos de roubos e de 24% em furtos

A única modalidade de roubo que apresentou queda foi o de carga, com diminuição de 27,2% dos casos na comparação com 2021.

O Atibaiense – Da redação

Os roubos e furtos estão aumentando em Atibaia, de acordo com as estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Tanto na comparação com o primeiro trimestre de 2021 quanto na análise entre fevereiro e março deste ano, houve crescimento de casos.
Com relação ao período de janeiro a março de 2021, os casos de roubo aumentaram 46,1% e de furtos ficou 24,2% maior. Roubos e furtos de veículos também apresentaram alta, de 11,1% e 33,3% respectivamente.
A única modalidade de roubo que apresentou queda foi o de carga, com diminuição de 27,2% dos casos na comparação com 2021.
No comparativo entre os meses de fevereiro e março de 2022, Atibaia apresentou crescimento significativo. Furtos de veículos cresceram 60%, os furtos em geral, 36,2%. Os roubos de veículos aumentaram 12,5% e os roubos 11,1%.
O que tem chamado a atenção da população é a quantidade de roubos e furtos a residências. As estatísticas de abril ainda não foram divulgadas, mas houve, inclusive um latrocínio (roubo seguido de morte), durante o assalto a uma residência, no dia 4 de abril.
Na ocasião, uma professora de 62 anos foi morta por um dos bandidos que invadiram a casa. A polícia já prendeu dois dos quatro assaltantes, incluindo o autor do tiro. Os outros dois já foram identificados.
Em março, a polícia prendeu uma quadrilha de cinco chilenos (quatro homens e uma mulher) que praticavam furtos a residências em Atibaia. No carro que usavam havia pertences de ao menos dois furtos praticados.
Durante o feriado prolongado de Tiradentes, a polícia registrou um roubo e um furto a residência, ambos no dia 22. O furto ocorreu no bairro do Portão e o roubo no Jardim São Felipe.

OUTROS CASOS
Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, houve aumento de homicídios e de tentativas de homicídios. Foi registrado um homicídio em março do ano passado> já em 2022, houve um caso em fevereiro e outro em março.
No ano passado não ocorreram tentativas de homicídio no período, já este ano, foram três (duas em fevereiro e uma em março). O latrocínio de abril ainda não consta das estatísticas.

PRODUTIVIDADE POLICIAL
A Secretaria de Segurança Pública do Estado também divulgou a produtividade policial. No primeiro trimestre de 2022 houve 15 ocorrências de porte de entorpecentes, 48 ocorrências de tráfico de drogas, três casos de porte ilegal de arma. Foram apreendidas 14 armas.
Com relação a prisões, houve 120 flagrantes lavrados, 22 menores infratores apreendidos em flagrante e oito por mandado; 137 pessoas presas em flagrante e 72 por mandado e foram efetuadas 196 prisões.
A polícia ainda recuperou 52 veículos e instaurou 289 inquéritos policiais.

ESTADO
O Estado de São Paulo terminou o primeiro trimestre de 2022 com redução no número de casos e vítimas de homicídios dolosos, 5,1% e 5,2%, respectivamente, assim como nos casos de estupro (-1,5%), latrocínio (-2,3%) e roubos a banco, que caíram de 6 para 3 ocorrências.
No mês de março, o número de vítimas de mortes intencionais, bem como os casos e vítimas de latrocínios caíram. Também houve redução nos roubos a banco e de carga. Extorsões mediante sequestro permaneceram estáveis e a quantidade de prisões aumentaram.
Em março deste ano, as ocorrências de roubos a banco e de carga também recuaram, se comparadas aos registros de igual mês, em 2021. Os roubos a banco caíram de 2 para 1 – o menor total da série, enquanto os roubos de carga reduziram 3%, passando de 575 para 558 – a menor somatória desde 2011.
As extorsões mediante sequestro, no entanto, permaneceram estáveis com um registro. Já os roubos em geral e de veículo subiram 21,4% e 36%, respectivamente. Em março deste ano, o primeiro contabilizou 21.278 casos e o segundo 3.482 registros. Os furtos em geral e de veículos também tiveram alta. O primeiro oscilou de 33.237 para 50.467 e o segundo passou de 6.301 para 8.296.