Anna Luiza Calixto recebe prêmio nacional Neide Castanha

Considerada a maior premiação na área da literatura em direitos humanos, a estatueta conta com ilustração do cartunista Ziraldo.

Para narrar em primeira pessoa uma história de resiliência e enfrentamento contra a violência sexual infantil, a escritora infantil, palestrante, fundadora do antigo Projeto Social Os Cinco Passos e novo Projeto Social Bem me quer, estudante de Ciências Sociais pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), ativista na área do direito da criança e do adolescente desde 2008 e educadora sexual Anna Luiza Calixto deu vida à menina brasileira nas páginas da Cartilha Bem me quer, mal me quer?, ilustrada pela designer gráfica Stephanie Marino, manual prático de prevenção, orientação, ludicidade e enfrentamento contra a violência sexual infantil.
Na noite desta quarta feira, dia 18 de maio, ocorreu a décima primeira edição do Prêmio Neide Castanha, premiação nacional realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e apresentado pelos representantes do comitê Karina Figueiredo e Gilliard Laurentino, em memória do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com diferentes categorias na área, o prêmio contemplou a publicação Bem me quer, mal me quer?, lançada em 2020, durante a pandemia de Covid-19, na seção Produção de Conhecimentos.
Anna Luiza Calixto foi parabenizada pelo procurador do trabalho do estado do Ceará pelo empenho na luta pelos direitos fundamentais de crianças e adolescentes e, durante a entrega do prêmio, Karina Figueiredo apontou que “a jovem Anna Luiza Calixto é uma referência de protagonismo jovem na luta pela dignidade sexual e a Cartilha Bem me quer, mal me quer? é um instrumento representativo para instruir, orientar e inspirar tantos meninos e meninas brasileiras a denunciar casos de violência sexual.”
A publicação está completando dois anos e já alcançou todos os estados do Brasil, através de Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, CRAS, CREAS, SUAS, SUS, Polícia Militar, OSCs, Projetos Sociais e Movimentos Populares, Sindicatos e Escolas. Publicada em parceria com o Ministério Público do Trabalho do estado do Ceará, com a Missão Aliança, com a Rede Peteca e com a K&M – Políticas Públicas em Direitos Humanos.
“A literatura infantil é muito mais do que uma forma de expressão artística, é uma ferramenta poderosa para prevenir e enfrentar tantas formas de violência, inclusive a violência sexual. A Bem me quer, mal me quer? éum instrumento representativo que tem tocado um sem número de meninas e meninos brasileiros, brancos, miscigenados, indígenas, ribeirinhas, dos povos das águas, ciganas, de comunidades remanescentes de quilombos, florestas e imigrantes. A Cartilha é de todos e todas que acreditaram no seu potencial e nos deram a mão ao escrevermos esta história, apostando todas as fichas na possibilidade de bater à porta da infância antes que a violência sexual o faça.” – disse a autora Anna Luiza ao receber a notícia da premiação.
Esta é mais uma conquista que a jovem atibaiense compartilha com a população do município, sendo fruto da rede pública de ensino da cidade de Atibaia. É válido lembrar a todos que a Cartilha Bem me quer, mal me quer?está sendo distribuída durante os encontros da Prefeitura e você para as crianças e adolescentes da cidade, promovendo a prevenção da violência sexual desde a primeira infância, como uma responsabilidade de todos, em parceria com a Secretaria de Educação na pessoa da Secretária Eliane Doratiotto.