Campanha Abril Verde alerta sobre a saúde e segurança do trabalhador

A campanha Abril Verde tem como objetivo mostrar à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.
O mês de abril foi escolhido por ter datas relevantes: dia 7 de abril é o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Lei nº 11.121/2005).
Em Atibaia, as instituições de saúde têm a obrigação legal de notificar todos os acidentes de trabalho, e, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura (VISAT), são realizadas ações interventivas, planejadas, executadas e avaliadas a partir da análise dos agravos e de seus determinantes relacionados aos processos e ambientes de trabalho, que visam atenuar ou controlar os fatores e as situações geradoras de riscos para a saúde dos trabalhadores.
A VISAT está sempre em monitoramento de ocorrências de acidentes e doenças, criando estratégias de intervenção e promovendo as mudanças necessárias para eliminação e/ou correção do risco no trabalho. Para acionar o órgão ou registrar algum tipo de denúncia, basta ligar para 4414-2442 ou acessar o site oficial da Prefeitura de Atibaia pelo link: www.atibaia.sp.gov.br .
Apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.