Programa “Mulheres de Peito” oferecerá exames de mamografia em Atibaia

Unidades de saúde do município vão contatar as mulheres em lista de espera para realização da mamografia entre 22 de março e 2 de abril no Alvinópolis.

Está chegando em Atibaia o programa “Mulheres de Peito”, que oferece exames de mamografia gratuitos, facilitando o acesso das mulheres ao exame preventivo do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm chance de cura. Para aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce do câncer de mama, é necessário realizar o exame de mamografia.

 

 

Uma unidade móvel de mamografia ficará entre os dias 22 de março e 2 de abril na Praça Santo Antônio, no bairro Alvinópolis, visando realizar cerca de 50 exames de mamografia por dia de forma gratuita. A Secretaria de Saúde de Atibaia possui uma lista de espera para a realização deste exame e vai contatar as mulheres para fazer o agendamento. Não haverá livre demanda na unidade móvel de mamografia.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

O programa “Mulheres de Peito”, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, foi criado em 2014 com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama, assim como facilitar o acesso aos exames preventivos.