Prefeitura contorna furto de cabos e Carreta da Mamografia retoma atendimentos

Mobilização rápida da Administração Municipal impediu que ocorrência prejudicasse disponibilização de exames na cidade.

Em Atibaia desde a terça-feira (22), a Carreta da Mamografia teve seus atendimentos suspensos por cerca de uma hora na manhã desta quinta-feira (24) após uma ocorrência de furto do cabo de aterramento de seu gerador. Informada a respeito pela equipe do Programa Mulheres de Peito, do Governo Estadual, a Administração Municipal providenciou um reparo emergencial no veículo, repondo o material furtado. Diante da resposta imediata da Prefeitura, a carreta pôde voltar a operar por volta das 9h, proporcionando rápida normalização do atendimento.

A Carreta da Mamografia é um serviço itinerante que percorre as cidades paulistas oferecendo gratuitamente o exame de mamografia para detecção precoce do câncer de mama. A unidade móvel está estacionada na Praça Santo Antônio (em frente à UBS Alvinópolis), onde permanecerá até o dia 2 de abril.

Não é necessário agendar horário previamente, basta comparecer no local às 8h, quando são distribuídas as senhas de atendimento. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Secretaria de Saúde informa que as vagas são limitadas (50 por dia) e mulheres de 50 a 69 anos que nunca realizaram o exame ou fizeram há dois anos ou mais não precisam apresentar pedido médico, apenas RG, CPF e comprovante de endereço.

Mulheres de 35 a 49 anos e as que têm 70 anos ou mais também poderão realizar o exame, mas precisarão apresentar solicitação médica, além de RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.