Conhecimento, habilidade e atitude formam o tripé do sucesso

O Projeto Agente Multiplicador 2022, do CEJUSC Atibaia e Jarinu, realizou em fevereiro a exposição/palestra “Competência do conciliador/mediador na obtenção de uma sessão bem-sucedida”, a cargo do palestrante Alcides Rensi, mediador/conciliador judicial pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e mediador extrajudicial do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML).
Segundo Alcides, a competência do mediador/conciliador consiste em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que são itens “primos” ou “irmãos”, que formam um tripé e permitem atingir o sucesso. E esclarece: “Queremos ser competentes sempre para alcançar os resultados esperados. Conhecimento é o acúmulo de saberes adquiridos por meio da literatura especializada e de cursos. Habilidade é saber fazer, significa a experiência adquirida. Mas o mais importante mesmo é a atitude, que considero 60% de todo o processo, fundamental ao se colocarem as partes para conversar e chegar a um acordo. Nesse sentido, não basta fazer um curso para ser mediador; é preciso estudar sempre e se preparar”.
Como fazer uma audiência bem-sucedida? – perguntamos ao palestrante. A receita começa pela concentração prévia; depois é ouvir atentamente as partes (escuta ativa); não interferir nos depoimentos, mas se colocar no lugar de cada participante (inteligência emocional); manter o equilíbrio e a imparcialidade; estimular o empoderamento das partes, para que possam resolver seus conflitos; e preservar sempre a confidencialidade. “A grande vantagem da mediação é a oportunidade de construir um acordo, evitando que o conflito seja levado à justiça”. Daí afirmar que tem “prazer em ajudar as pessoas que estão em conflito, buscando desarmar as almas”.
Alcides Rensi é engenheiro agrônomo, corretor e avaliador de imóveis, integrante do Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis. Também é subdelegado regional de Piracicaba do CRECISP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo). Realiza audiências na área imobiliária, no Juizado Especial Cível e Vara de Família. Faz especialização em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos pela EPM (Escola Paulista de Magistratura) e, por ser mediador extrajudicial do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos, pode atuar em todos os países de língua portuguesa. E, para terminar, sempre disposto a esclarecer dúvidas.