Storytelling como estratégia de marketing

No ano de 2009 me deparei com uma história muito interessante. Um jornalista chamado Rob Walker realizou um projeto chamado Significant Objects e nele, queria descobrir se o ato de contar histórias poderia ser usado como uma ferramenta de marketing. Para demonstrar isso, Rob comprou 200 itens em um site chamado Ebay, todos os objetos comprados custaram aproximadamente U$$129,00.
Para comprovar que a arte de contar histórias poderia agregar valor aos produtos, ele contratou cerca de 200 escritores para elaborarem histórias, uma história para cada produto comprado. Os produtos eram simples e aparentemente sem valor agregado, porém, com a narrativa criada por seus escritores Rob conseguiu vendê-los pelo total de U$$8,000.
Qual foi o grande segredo por trás de cada história? Como ele conseguiu tal êxito? Ele conseguiu através do Storytelling! Uma forma de contar histórias com valor emocional criado por cada objeto, lembranças, sentimentos, dificuldades juntamente com um grande desfecho envolvendo aquele produto ou serviço.
O Storytelling é uma estratégia narrativa que tem ganhado o mercado devido ao seu poder de conexão com outras pessoas. Em um estudo realizado pela Universidade de Princeton, Dr. Uri Hasson comprovou através de um equipamento de ressonância magnética como as áreas cerebrais da pessoa que conta uma história conseguem se alinhar as áreas cerebrais das pessoas que estão ouvindo a história. Imagine isso aplicado ao marketing para empresas?
Quando nos conectamos emocionalmente com algo, ficamos mais propensos a ouvir propostas e argumentações, tornando o caminho de venda muito mais fácil e humano. Podemos usar elementos para persuadir e gerar conexão com o público alvo. Você deve estar pensando, como consigo fazer isso?
Existem algumas formas de conseguir essa conexão, sendo assim, busque sempre o valor agregado do produto que você quer vender. Venda não apenas o produto, mas a experiência que ele pode trazer para o consumidor. Por isso, reintero a necessidade de você entender as dores de seu público alvo e o que o motiva a buscar a solução que você está oferecendo. Toda história é cativante, sem dúvida alguma! A questão aqui é que existe um tipo específico de público para cada tipo de história e é fundamental para seu negócio que você compreenda seu target. Quais são seus interesses? Quais são seus valores? Quais metáforas surtirão mais efeito?
Hoje, as pessoas se atentam muito mais ao modo com que as empresas se apresentam ao mercado do que seus produtos ou serviços. Seu target é focado em resultados? Seja objetivo e direto. Seu público é mais descompromissado e aberto a novas ideias? Seja mais experimental, brinque com metáforas atuais e evite muitos gráficos e dados técnicos. Busque sempre a empatia e conexão emocional entre sua empresa e seu target.
Ser verdadeiro e contar histórias reais deve ser seu principal mantra! Uma história bem estruturada, com início, meio e fim não é o suficiente. Você precisa tocar no lado mais emotivo de seu público. Uma história sobre fracasso seguido por uma vitória funciona exatamente por isso: Todos nós temos lutas silenciosas e diárias e sempre estamos em busca da vitória, não importa o quão difícil ela seja.
Uma boa história não precisa ser super elaborada ou seguir uma fórmula pronta. Sua história precisa ser genuína, emocionante e inesquecível. O storytelling é uma ferramenta que lhe ajuda a criar valor para o que deseja. Crie e dê valor para sua vida, suas histórias e as aventuras que sua empresa tem a oferecer para o mercado!

Meu nome é David Nalon, publicitário por formação e storyteller por paixão! Além de trabalhar com Marketing Visual desde 2005, crio apresentações e soluções estratégicas visuais para pequenas, médias e grandes do Brasil e do mundo.