Fiação da Rua José Lucas, no Centro de Atibaia, agora é subterrânea

Obra de reurbanização da Prefeitura já garantiu uma nova paisagem para a via e embelezou o Centro Histórico de Atibaia.

Em Atibaia, o respeito à história do município caminha junto ao desenvolvimento de uma cidade mais moderna e inteligente. Agora, quem passar pela Rua José Lucas, via que liga as duas igrejas mais tradicionais de Atibaia – da Matriz e do Rosário – poderá apreciar uma nova paisagem que ressalta a beleza do Centro Histórico do município. Isso porque a via está apresentando parte dos resultados de mais uma fase de sua obra de reurbanização: toda a fiação da José Lucas, antes exposta (aérea, em postes), foi substituída por cabeamento subterrâneo – uma novidade que aponta para o futuro em termos urbanísticos ao mesmo tempo em que resguarda e enaltece a memória da cidade.

A reurbanização da Rua José Lucas vem sendo realizada desde junho de 2018, com diversas benfeitorias necessárias para a etapa atual das obras. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, as intervenções contribuem para a revitalização urbana da via ao minimizarem a poluição visual em toda a sua extensão. Além disso, a Pasta lembra que a rede subterrânea reduz o risco de acidentes e de rompimento da fiação, diminui eventuais furtos e ligações clandestinas e ainda melhora a acessibilidade, já que a remoção dos postes reduz a quantidade de obstáculos nas calçadas.

Segundo a Secretaria, a Prefeitura está na penúltima fase da obra de reurbanização da Rua José Lucas. Entre as etapas já concluídas estão: aprovação do projeto de cabeamento subterrâneo junto à concessionária Elektro; execução da infraestrutura civil e elétrica para implantação da rede subterrânea; migração dos clientes Elektro da rede aérea para entrada de energia subterrânea; retirada da antiga rede de iluminação ornamental (postes, cabos obsoletos, etc); execução da nova infraestrutura necessária para a nova rede de iluminação ornamental; implantação de 26 postes ornamentais de iluminação dupla, em estilo colonial; desmantelamento da rede aérea (retirada de cabos de energia elétrica, cabos de empresas de telefonia e da antiga rede de iluminação); e migração dos clientes de telefonia e dados para atendimento subterrâneo. E entre os serviços que integram o projeto e que ainda serão executados estão a revisão da drenagem da via e a implantação de novo paisagismo.

Ainda conforme a Secretaria de Obras Públicas, é importante lembrar que a proibição de estacionamento ao longo da via é uma restrição permanente atendendo a um critério técnico da concessionária Elektro justamente em virtude da tubulação subterrânea para fiação embutida na José Lucas.