Atibaia registra 530 agendamentos médicos para PECA no Caetetuba

Ainda restam vagas para consultas em diversas especialidades; os agendamentos vão ocorrer de quinta a domingo nos condomínios residenciais Jerônimo de Camargo.

No último fim de semana, 15 e 16 de janeiro, foram realizados cerca de 530 agendamentos para o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O PECA acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro, com atendimento médico gratuito para crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade dos condomínios residenciais Jerônimo de Camargo, no Caetetuba.

Ainda restam vagas para consultas, uma vez que serão realizados até 700 atendimentos médicos no total. Os agendamentos podem ser feitos da seguinte forma: quinta e sexta-feira (20 e 21) das 7h às 14h no Jerônimo 2; sábado e domingo (22 e 23) das 7h às 10h no Jerônimo 2 e das 12h30 às 14h30 no Jerônimo 4, ou falar com o síndico de cada conjunto habitacional.

Do dia 20 ao dia 24 haverá atendimento integral em 24 especialidades no Centro Integrado de Educação Municipal – CIEM 2 (localizado na Rua Industrial Walter Kloth, s/n, Jd. Imperial). Já no dia 25 serão realizados apenas retornos, também no CIEM 2. No momento da inscrição já são passados o dia e a hora da consulta para cada pessoa. Serão oferecidos ônibus até o CIEM 2, com 50% da capacidade, e todos serão testados contra a Covid-19. Os moradores devem procurar os síndicos de cada unidade residencial para obter mais informações sobre o transporte.

Entre as atividades realizadas durante a semana do PECA estará uma roda de conversa on-line “Conflitos Familiares Dificeis” (CONFAD), com a facilitadora Prof.ª Dra. Maria Fernanda Terra, da FCMSCSP, e participação de outros membros especialistas no assunto. O encontro virtual entre a professora e representantes dos setores envolvidos no acolhimento e atendimento da mulher em estado de violência doméstica acontecerá no dia 21, às 15h, via Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/duu-dhyv-xda .

A edição 2022 do PECA contará com alunos e profissionais da Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina da FCMSCSP, voluntários de outras profissões e instituições e a equipe da Secretaria de Saúde de Atibaia, todos formando um mutirão para atender demandas da saúde e diminuir eventuais filas de espera de pacientes agendados das unidades básicas de saúde do município.

Programa de extensão universitária e voluntário da FCMSCSP, o PECA pretende estimular o compromisso com o atendimento integral à saúde do paciente e a responsabilidade social dos alunos dos cursos de Graduação em Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Instituição. Por meio de contato com a realidade socioeconômica e cultural da região visitada, os alunos têm a oportunidade de observar as influências dos fatores regionais e da organização familiar e social no universo do paciente.

O PECA é promovido anualmente, no final do mês de janeiro (período de recesso na faculdade), em um município selecionado no Estado de São Paulo e, normalmente, por dois anos consecutivos – Atibaia já havia recebido o programa em janeiro de 2020.