TV do Dudu convida a atibaiense Anna Luiza Calixto para participação especial

Programa infantil virtual liderado pelo consultor e empresário Edu Toledo recebeu Anna Luiza para conversa contra o abuso sexual e o trabalho infantil.

Pano de fundo para a execução do projeto, a ideia de promover diálogos com a infância da região bragantina e de todo o Brasil sobre as mais diversas pautas dos direitos humanos, da sustentabilidade, da importância da diversidade e do respeito ao outro como combate ao bullying e, nesta edição mais que especial, a prevenção e o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O episódio, comandado pela direção do consultor e empresário de Braganca Paulista Edu Toledo – responsável por outros projetos como o PodCastNapaCast – recebeu como convidada a jovem atibaiense Anna Luiza Calixto para levantar esta pauta ainda intrincada que representa um dos fenômenos sociais mais perversos, a erotização infantil precoce.
Anna Luiza Calixto assina a autoria de seis títulos literários que pautam diferentes direitos da criança e do adolescente, além de ser fundadora da ferramenta de cidadania itinerante selecionada pelo Criança Esperança, o Projeto Social Os Cinco Passos, que levanta estas temáticas transversais nas salas de aula de quatorze estados brasileiros, em contato dialógico com meio milhão de estudantes brasileiros, mapeando e identificando as violências. É cientista social em formação pela Universidade Federal de São Paulo, representante do estado de São Paulo no CONAPETI (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil). Aos vinte anos, a jovem assina a Coluna Quem Tem Boca vai à Luta no portal de jornalismo e mobilização Criança Livre de Trabalho Infantil e no Jornal O Atibaiense, tendo sido diplomada pela PETROBRÁS como Jornalista Amiga da Criança por sua notável contribuição na área.
Convidada para participar da TV do Dudu, Anna recebeu a oportunidade de interagir com o Professor Dudu, seu aluno Theteu e o livro animado Guguinho, com os quais conversou sobre um sem número de temáticas transversais dos direitos de crianças e adolescentes, como é o caso do direito de dizer não, o conceito do consentimento, a importância da denúncia, a diferenciação entre o toque afetuoso e o contato abusivo, as principais legislações temáticas, a identificação corporal, o reconhecimento identitário, o Estatuto da Criança e do Adolescente, quem é o Conselho Tutelar, a importância do combate ao trabalho infantil, seus danos e consequências e a diferença entre o trabalho precoce e a colaboração fundamental no ambiente doméstico.
“Nos mais diversos espectros da violência, meninos e meninas brasileiros têm sua mão de obra explorada na cadeia produtiva da atividade laboral precoce e, no entanto, o público infantojuvenil não é estimulado a fazer parte das articulações do sistema de garantia de direitos pela erradicação desta violação. Neste 12 de Junho, celebramos o Dia Mundial da Luta contra o Trabalho Infantil enquanto 2.7 milhões de meninos e meninas brasileiras têm sua mão de obra explorada por um sistema perverso de necroliberalismo que só se preocupa com a produtividade. Ao lutar contra o trabalho infantil, na verdade, caminhamos também contra um discurso de ódio e uma cultura adultocêntrica que não compreende a real importância da prioridade absoluta que devemos à infância brasileira como forma de restabelecer os seus direitos, violados historicamente.Em sua expressiva maioria, as crianças nunca tinham ouvido a respeito da possibilidade de sua participação como ferramenta no combate ao trabalho infantil; de serem ouvidas na construção de políticas públicas pautadas na infância ou sobre vários dos canais de denúncia que apresentamos a elas.” – disse Anna Luiza ao O Atibaiense.
Edu Toledo é empreendedor, comunicador, palestrante, ator e palhaço, além de idealizador da TV do Dudu, apresentando experiências, músicas, circo, construção de brinquedos e convidados especiais. O programa é transmitido através do YouTube às terçs e sexta às 10h e o episodio que recebe Anna Luiza irá dividido em três blocos, estando os mesmos em fase de edição.
Propondo discussões com enfoque narrativo para o in centivo à literatura e ao exercício de práticas educacionais, o programa apresenta um professor como figura de referencia, cuja preocupação e olhar para o todo cativam os telespectadores, bem como a reciprocidade divertida entre ele e seu aluno, em uma reação que tem como produto muito aprendizado.

SERVIÇO
youtube.com/c/TvduDudu