O primeiro fotógrafo e a primeira exposição fotográfica de Atibaia

Em Atibaia esse registro só ocorria quando recebíamos a visita de profissionais da fotografia que por aqui aportavam.

Marcio Zago

A arte fotográfica surgiu do acumulo de experiências ocorridas em diversos lugares, em diferentes épocas. Sua popularização só aconteceu aos poucos, em consequênciados avanços técnicos e químicos do processo. No inicio do século XX a imagem fotográfica ainda causava espanto e curiosidade em boa parte da população. Ter sua própria imagem registrada para a posteridade era raro e restrito a uma pequena elite. Em Atibaia esse registro só ocorria quando recebíamos a visita de profissionais da fotografia que por aqui aportavam. Todos vindos de Bragança Paulista. Em 1902 o jornal “O Atibaiense” anunciava a visita do fotógrafo Arthur Centini, que prometia realizar retratos de todos os tamanhos, além de reproduções de imagens antigas, registros de fazendas, grupos familiares, etc. O processo empregado era a Platinotiphia e Aristotiphia.
Outros vieram como Carlos Montmaum e José Abrahamo (Abramo). Este último se dizia especialista em retratos de crianças. As visitas destes fotógrafos ficaram frequentes. Os estúdios fotográficos, que também abrigavam laboratórios de revelação, eram chamados na época de atelier e ficavam em Bragança Paulista. Sem lugar fixo em Atibaia, recorriam aos anúncios antecipados de suas visitas, onde informavam onde e quando estariam preparados para realizar o trabalho.
Lugares como o Hotel Tagnarelli (onde ficou José Abramo em 1904), no Clube Recreativo ou mesmo na redação do próprio jornal “O Atibaiense” (como ocorreualgumas vezes). Estes encontrosaconteciam principalmente nos períodos das festasda cidade, quando eram realizadas novas captações fotográficas e entregues as fotos já reveladasdas visitas anteriores. Fazia parte de o trabalho exporo portfólio do fotógrafo visando mostrar a “nitidez” da imagem: qualidade importante para a época.
Essas exposições ocorriam no mesmo lugar onde se dava o encontro entre o fotografo e sua clientela e tinham um caráter estritamente comercial. No título desta matéria me refiro à fotografia como meio expressivo, como arte, e nesse sentido a primeira exposição que até o momento acredito ter ocorrido foi em 1908 com o fotógrafo Calixto Rinaldi. Informações pinçadas aqui e ali no jornal “O Atibaiense” conduzem a essa narrativa. Calixto Rinaldi foi “assistente” de José Abramo aqui em Atibaia, desde 1904.
Era ele o encarregado de receber as encomendas e prestar informações sobre o trabalho. No jornal da época os amigos do Calixto publicavam insinuações irônicas a seu respeito, informando que ele estava “descobrindo um meio de pensar em uma pessoa, fotografá-la sem ver e só com o pensamento fazer aparecer à imagem na objetiva. O que estava faltando era somente um pozinho de coração de mosquito pernilongo, mas ele tinha esperanças de conseguir logo o seu invento, que será coroado de louro e rosas”. Ou ainda “que o moço andava preparando um tônico que fazia crescer cabelos”. Clara referencia ao fato dele saber “manipular” produtos químicos, próprios do processo fotográfico da época. Outra informação que contribui nesse sentido foi àexposição noticiada no jornal de 1908 com o título Galeria de Retratos: “O Sr. Calixto Rinaldi acaba de inaugurar em sua residência, em grande mostrador, uma linda exposição de seus trabalhos fotográficos sobressaindo-se, dentre eles, uma reprodução em esmalte de um prato de porcelana. É um delicado trabalho que muito honra ao novel e esperançoso artista, a quem apresentamos nossas sinceras felicitações”.
As primeiras tentativas de imprimir um caráter mais “artístico” a fotografia,ainda em seu período de desenvolvimento técnico,estava ligado aos conceitos das artes plásticas, incluindo as naturezas mortas, conforme referencia na matéria. Outro fator que conduz a esse entendimento é que Calixto Rinaldi participou de outras atividades ligadas à expressão artística na cidade, como sua intensa participação nos grupos teatrais da época. Portanto, até que provemao contrário, Calixto Rinaldi foi o primeiro fotógrafo de Atibaia e o primeiro a realizar uma exposição fotográfica no município, no já distante início do século XX.

Márcio Zago é artista plástico e artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”. É criador e curador da Semana André Carneiro.