Garatuja disponibiliza vídeos sobre o ensino das artes plásticas para crianças

“Difusão das Práticas Pedagógicas do Garatuja no Ensino das Artes Plásticas para Crianças”. Este é nome do projeto aprovado no edital Aldir Blanc de apoio a iniciativas culturais em tempos de pandemia. O projeto propõe difundir parte do trabalho realizado pelo artista plástico Márcio Zago como arte educador no Instituto de Arte e Cultura Garatuja. São dez vídeos/aulas abordando diferentes técnicas e procedimentos do fazer artístico direcionado a professores da escola formal, educadores, artistas e demais interessados. Os vídeo poderão ser entendidas como desdobramento do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja – Técnicas e Procedimentos”, de autoria do proponente.

O livro integrou o projeto “Garatuja – 35 anos de Arte e Cultura em Atibaia”, Prêmio PROAC 2018 sendo resultado de uma pesquisa autoral, moldado na prática de anos de convivência com esse público, tendo em vista à liberdade de criação, a lúdica e o imaginário infantil através da diversidade de materiais e ferramentas. Parte da proposta está baseada no diálogo entre os antigos processos de fazer artístico com os atuais meios digitais, onde o analógico é suporte didático para o digital.

Nos vídeos além das dicas e sugestões de como fazer determinadas técnicas, traz aindaum pequeno resumo do históricodo Garatuja, que em 2023 completa 40 anos de atividades ininterruptas. Entre os temas abordados estão o desenho, a pintura, procedimentos como raspagem, recortes, brinquedos óticos, etc. Em comum o inusitado, onde a proposta é fugir do senso comum através de materiais pouco explorados na prática do ensino para crianças. Os vídeos ficarão acessíveis gratuitamente no blog https://projetogaratuja35anos.blogspot.com/ que já conta com informações sobre o processo de trabalho desenvolvido pelo proponente, enriquecendo e contextualizando as vídeos/aulas. Este trabalho foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Cultura de Atibaia, o Compocat – Conselho de Politicas Culturais de Atibaia e o Ministério do Turismo.